Aji Nanban-zuke (Carapau Marinado)

O carapau (xixarro, chicharro) é um peixe que gosto muito. E está barato! Vi a R$3,00 o quilo, fresquinho. No Japão, é apreciado, tanto frito, assado ou cru. Resolvi fazê-lo marinado. Para escrever este post, dei uma pesquisada e só hoje soube que “nanban” vem de “nanban-jin”, que era a maneira como chamavam os missionários portugueses e espanhóis que chegaram ao país no século XVI. Com ele, vieram as pimentas, alguns vegetais e outras novidades.

Para duas pessoas, peguei um carapau e dividi em dois filés. Poderia ter feito inteiro, até seria melhor.Limpo e enxuto, temperei com um pouco de sal e passei em amido de milho. Fritei e escorri.

Enquanto isso, misturei em uma panela:

2/3 de xícara de dashi (se não tiver como fazer um bom dashi com kombu e bonito seco, pode usar hondashi, caldo industrializado)

50 ml de vinagre de arroz (se não tiver, use vinagre branco ou de maçã)

1 a 1 1/2 colher de shoyu

1 colher de sopa de açúcar

1 pimenta dedo-de-moça seca, sem sementes, cortada em rodelinhas bem finas

1/4 de cebola cortada em pétalas e ligeiramente refogadas em um pouco de óleo

Algumas tiras bem finas de cenoura

Ferva, confira o sal e o açúcar e despeje quente sobre o peixe. Deixe marinando por algumas horas. Evite mexer, misturar. Deixe que descansem. Pode ser conservado na geladeira por 2 dias.

Na hora de servir, escorra, decore com fatias de cebola, tiras de cenoura e umas rodelinhas de pimenta.

Prefiro sem curtir por muito tempo e prefiro à temperatura ambiente. Apesar de ser comum usar o aji, outros peixes podem ser utilizados. Eu creio que ficaria bom com manjubinhas bem fritas. E esse molho também cai bem com filés de frango frito.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, molhos, Prato principal, receita com as tags , . ligação permanente.

1 Response to Aji Nanban-zuke (Carapau Marinado)

  1. Pingback: PRATO BRANCO! « Doidivana

Os comentários estão fechados.