11 Comments

  1. Norma Parente

    Marisa,
    Fiquei feliz te encontrar este blog. Obrigada por tantas informaçoes preciosas.
    Posso substituir o residui de soja por farinha de soja ?
    Obrigada.

  2. Marisa Ono

    Norma, não sei. Resíduo de soja e farinha de soja são coisas diferentes. Eu experimentei uma variação com flocos de milho. Em teoria, pode substituir por qualquer “farinha” que não tenha muito amido nem glúten, como farinha de quinoa, farinha de amêndoas, de castanha de caju, fubá. Mas certeza mesmo, só testando.

  3. Norma Parente

    Obrigada Marisa, caso nao encontre soja de boa qualidade para fazer o residuo, usarei uma das opçoes que vc sugere. Te informo! Obrigada. Bjs

  4. Jéssica

    Marisa, parabéns pelo blog!
    Fiz leite de soja e deu duas xícaras de okara. Posso usá-lo sem secar se não for colocar leite no muffin?
    Grande abraço!

  5. Marisa Ono

    Talvez dê certo, Jéssica. Creio que vai precisar de um pouco de líquido, ainda assim, mas a massa é consistente. A diferença é que o resíduo de soja seco tem um leve aroma de tostado.

  6. Keiko Hayashi

    Marisa, parabéns pelo seu blog!
    Faço sempre o toniyu, e já não aguentava mais com tanto okara, a verdade é que tenho até porções congelados, só não pensei em usar tostado, acho que assim meus filhos gostarão de comer soja. Hum!!! não sei se você já fez farofa… vou tentar.
    Abraços.

  7. Marisa Ono

    Keiko, costumo secar o resíduo de soja no forno e guardar para fazer farofa sim. Também o okara rende uns bolinhos que lembram o falafel. É só misturar uns temperinhos, ovo e farinha. Faço bolinhos achatados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *