Muffin Salgado de Resíduo de Soja

Outro dia fiquei sabendo que a “novidade” no Japão são as quiches e cakes salé. Claro que não são novidades, mas são pratos que, repentinamente, tornaram-se muito populares.  É difícil dizer o motivo.  Talvez porque permitam muitas variações.

Agora, quem já fez bolos salgados já deve ter percebido que é difícil conseguir um bolo com a bela cor dourada e textura macia. O motivo é simples: bolos salgadas não vão açúcar. O açúcar é um ingrediente fabuloso: carameliza, dá cor, melhora textura, dá corpo. A solução então é adicionar um pouco de açúcar. Pode parecer estranho um bolo salgado-mas-não-tão-salgado, mas se pensarmos um pouco, não é. Comemos pão-de-leite ou pão para cachorro-quente bem adocicados e não estranhamos.

Usei farinha de resíduo de soja. É o que sobra do processo de produção do leite de soja. A massa que sobra eu levo ao fogo em uma frigideira e seco em fogo baixo, mexendo sempre. Se a quantidade é maior, levo ao forno. O resíduo de soja também é chamado de “okara”.

60 gramas de manteiga amolecida

15 gramas de açúcar

1 ovo médio

20 gramas de farinha de resíduo de soja

120 gramas de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento em pó

Sal, pimenta-d0-reino moída

100 ml de leite

Salsa picada (cerca de 1 colher de sopa cheia)

Bata a manteiga com o açúcar. Adicione o ovo e bata mais um pouco. Adicione a farinha de resíduo de soja e bata mais. Adicione a farinha, o fermento, sal, pimenta e leite. Misture bem, mas não precisa bater. Junte a salsa e misture.

Coloque em 6 formas médias para muffins, forradas com forminhas de papel. Forno pré-aquecido quente até dourar.

Se não encontra resíduo de soja em sua cidade para comprar (ou ganhar, antigamente ganhava de graça de quem produzia tofu), aguarde até amanhã, que terei outra sugestão de muffin salgado.

 

 

Share This Post

11 comentários em “Muffin Salgado de Resíduo de Soja”

  1. Marisa,
    Fiquei feliz te encontrar este blog. Obrigada por tantas informaçoes preciosas.
    Posso substituir o residui de soja por farinha de soja ?
    Obrigada.

  2. Norma, não sei. Resíduo de soja e farinha de soja são coisas diferentes. Eu experimentei uma variação com flocos de milho. Em teoria, pode substituir por qualquer “farinha” que não tenha muito amido nem glúten, como farinha de quinoa, farinha de amêndoas, de castanha de caju, fubá. Mas certeza mesmo, só testando.

  3. Obrigada Marisa, caso nao encontre soja de boa qualidade para fazer o residuo, usarei uma das opçoes que vc sugere. Te informo! Obrigada. Bjs

  4. Marisa, parabéns pelo blog!
    Fiz leite de soja e deu duas xícaras de okara. Posso usá-lo sem secar se não for colocar leite no muffin?
    Grande abraço!

  5. Talvez dê certo, Jéssica. Creio que vai precisar de um pouco de líquido, ainda assim, mas a massa é consistente. A diferença é que o resíduo de soja seco tem um leve aroma de tostado.

  6. Marisa, parabéns pelo seu blog!
    Faço sempre o toniyu, e já não aguentava mais com tanto okara, a verdade é que tenho até porções congelados, só não pensei em usar tostado, acho que assim meus filhos gostarão de comer soja. Hum!!! não sei se você já fez farofa… vou tentar.
    Abraços.

  7. Keiko, costumo secar o resíduo de soja no forno e guardar para fazer farofa sim. Também o okara rende uns bolinhos que lembram o falafel. É só misturar uns temperinhos, ovo e farinha. Faço bolinhos achatados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *