Bolo-pudim de Limão Siciliano

Outro dia ganhei limões sicilianos. Aproveitei para fazer essa sobremesa que é um bolo leve, como um pão-de-ló por cima e, no fundo, forma um creme. Para ser comido morno ou frio, tanto faz. Não fiz ainda com adoçante culinário, mas acho que funcionaria. Rende 6 porções. Usei forminhas de metal, mas se tiver potinhos de cerâmica mais bonitos, não se acanhe em usar.

200 gramas de açúcar

60 gramas de manteiga

4 ovos médios

1 colher de raspas de limão

40 gramas de farinha

80 ml de suco de limão fresco

240 ml de leite

Bata as claras em neve. Adicione 1/3 do açúcar e bata mais um pouco, para formar um merengue. Reserve

Bata a manteiga com o açúcar restante. Adicione as gemas e bata mais um pouco. Adicione as raspas de limão e a farinha e misture. Por fim, o suco de limão e o leite.

Incorpore as claras batidas com uma espátula, misturando de baixo para cima sem bater, até ficar bem homogêneo. Divida em 6 potes e leve ao forno pré-aquecido, em banho-maria, temperatura média para alta, até dourar e o bolo ganhar uma aparência mais seca. Espere amornar para servir.

PS: Não experimentei, mas deve de ficar bom com outros limões. Ou com baunilha. Nesse caso, aumentaria a quantidade de leite para 320 ml e eliminaria o suco de limão. Ainda vou experimentar outras versões, como com goiabada cremosa, por exemplo.

 

Share This Post

4 comentários em “Bolo-pudim de Limão Siciliano”

  1. Marisa eu não sei o que acontece mais não consigo fazer pão de ló, a massa não fica igual a esta, no meio fica pesado, eu estou usando mais o limão siciliano o sabor dele e leve,uso bastante em temperos,.

  2. Diulza, eu costumo misturar bem a massa. Geralmente uso o batedor de arame, para que as claras fiquem bem incorporadas. Outra coisa pode ser o forno. Pão-de-ló costuma ser assado em forno médio para quente (180 graus).

  3. Minha ex-trusora, vou à Huesca, Abiego, este fim de semana e lá seremos 10 pessoas. Como sabe, o limao daqui é o limao “siciliano”. [O nosso limao eles chamam de lima]. Seria inviável fazer essa receita em formas individuais, como recomenda. Mas eu estou formigando para fazer isso. Será que ela, a receita, funcionaria em um pirex?

  4. Panacota, dá para ser feito em uma forma maior ou pirex. Só que na hora de servir complica um pouco. Teria que tirar porções às colheradas. Ou entregar uma colher para cada convidado e todos atacarem o doce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *