Pescada Bicuda

Encontrei essa figura na feira, outro dia. Não a via já há algum tempo. Chamam de pescada bicuda, bicudo. Com essa cara, dá para entender porquê.  Comprei a R$5,00/kg e 3 peixes renderam quase 1,5 kg.

O corpo é cilíndrico e longo (uns 40 cm) e o rendimento é muito bom. As escamas são bem pequenas e não há muita víscera e, apesar da minha pouca prática, não foi difícil obter filés de carne rosada. Já fiz cozido e frito e desta vez resolvi fazer empanado na massa de cerveja, a mesma que usei nos Onion Rings.

Para fazer foi só cortar o peixe em bocados, temperar com um pouco de sal, pimenta do reino e limão e deixar “pegando gosto” por algum tempo, ou seja, enquanto eu aquecia o óleo e preparava a massa de cerveja gelada. Depois foi só passar cada pedaço em farinha de trigo, mergulhar na massa e fritar até dourar bem. E, claro, comer enquanto ainda estavam quentes.

Se não encontrar a bicuda, fica bom também com outros peixes, como a merluza, que anda também acessível.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Prato principal, rápido, receita com as tags , . ligação permanente.

5 Responses to Pescada Bicuda

  1. EedsoneValéria diz:

    Marisa eu adoro pescada bicuda,mas é dificil de ser encontrada.
    Fiz com Pangasius ou Panga (peixe Vietinamita) que tambem tem baixo custo,
    a carne ficou deliciosa com essa massinha.

    Abraço Edson Shopping da Roça.

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Edson, a bicuda não aparece com frequência na feira, o que é uma pena, tanto pelo sabor quanto pelo preço. O Panga também tem um preço bom e bom aproveitamento, não? Já vem limpo, não se perde nada. Abraços!

  2. Olá Marisa, sou grande admirador do seu blog.
    Essa pescada já comprei uma vez e realmente é uma ótima opção de carne branca. Na verdade ela está mais parente da barracuda do que da pescada. A barracuda não aparece tanto aqui no sudeste, mas comi várias vezes quando fomos a Pernambuco. Abs!

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Marcio, é um peixe bom e de bom preço. Gosto de mostrar outras opções, tanto de vegetais como de peixes. Se bem que anda difícil, vou semanalmente à feira e o que mais tem é: sardinha, pescada, salmão, atum e olhete. O consumidor brasileiro é conservador e o peixeiro não quer se arriscar…

  3. mateus caxoeiro diz:

    oi,como vai?
    parabéns pelo blogger
    venho acompanhando a muito tempo
    gosto muito da culinaria oriental,mas tinha um pouco dificuldade de onde encontra as receitas,mas com o seu blogger facilitoumuito,
    muito obrigado pelas ajudas
    abraço

Os comentários estão fechados.