Anéis de Cebola Empanados (Onion Rings)

Onion Rings

Lembrei dessa receita depois que almocei em um restaurante e topei com esses anéis. No entanto, a massa deles era mais pesada e menos crocante. Na verdade, é uma receita muito fácil e diria, quase banal. A massa é crocante e sem mantém assim mesmo fria. Use uma panela funda com bastante óleo.

1 cebola grande

1 xicara de farinha de trigo

1/4 de xícara de fécula de batata

1 ovo pequeno

1 colher de óleo

sal à gosto

Cerveja gelada

Corte a cebola em rodelas não muito finas (cerca de 1 cm). Coloque-as em uma tigela com água fria e solte os anéis. Deixe por meia hora, mais ou menos. Na hora de fritar, escorra bem e polvilhe com farinha de trigo.

Para a massa, misture a farinha, a fécula de batata, o ovo, o óleo, sal e cerveja. Vá juntando a cerveja aos poucos, até formar uma massa não muito espessa, mas que cubra a cebola. Pode parecer meio nojento, mas prefiro usar a mão. Paro de juntar cerveja quando a massa cobre meus dedos uniformemente, mas escorre, pingando deles. Mas, se preferir, use uma espátula. 🙂

Enquanto isso, aqueça o óleo. Passe os anéis na massa e frite em óleo abundante e quente. Retire quando estiverem bem dourados e escorra sobre uma toalha de papel. Se for fazer uma quantidade maior, acho melhor fazer a massa em duas etapas, para que a massa não fique quente. Parte do segredo dessa massa crocante é a cerveja gelada.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, Fácil, rápido, receita com as tags , , , , . ligação permanente.

92 Responses to Anéis de Cebola Empanados (Onion Rings)

  1. cassia diz:

    posso substituir a fecula de batata por polvilho?

    • Marisa Ono diz:

      Cassia, eu não recomendo. Cada amido tem características próprias, a fécula de batata em frituras confere uma textura mais crocante.

  2. Pedro diz:

    Olá Marisa , sou Pedro e tenho 13 anos , gosto muito de colinária pois cresci vendo minha mãe fazendo altas receitas. Porém ela não se da muito bem com frituras e como não tem nenhuma casa de lanches aqui na minha cidade que sirvão as Onion Rings . Enfim vamos direto ao ponto , ADOREI seu site , ja mostrei para alguns parentes meus inclusive minha mãe que tambem amou , porém não consegui deixar a cebola tão bonitinha igual a da foto… Alguma dica ? Obrigado desde já ,parabéns pelo site e me desculpe pelo texto tão grande…

    • Marisa Ono diz:

      Pedro, não tenho nada a acrescentar. Cebolas passadas na farinha, depois na massa que não deve ser muito líquida, fritar em bastante óleo até dourar bem. Não tem segredo.

    • Marisa Ono diz:

      Pedro, não tenho nada a acrescentar. Cebolas passadas na farinha, depois na massa que não deve ser muito líquida, fritar em bastante óleo até dourar bem. Não tem segredo.

  3. Fábio diz:

    Marisa, obrigado.

    Deu certíssimo, mas ao invés da fécula de batata, utilizei polvilho azedo.

    Abraço.

    Fábio

  4. MARTA GUERRERO diz:

    muito obrigada! adorei!abraços!

  5. Marcelo Prati diz:

    Coisa linda.

  6. Coloquei uma colher de maionese e troquei a fécula de batata por polvinho azedo, ficou PERFEITO!

  7. Darlen diz:

    Delícia! Obrigada por dividir esta receita tão gostosa e fácil de fazer. Todos amaram! Pena que acaba muito rápido.

  8. claudiney diz:

    Gente quem nao bebe alcool, usa cerveja sem alcool.Ho cabeça…

  9. alexandre diz:

    Marisa, vi uma receita gringa que usa amido de milho + purê de batatas instantâneo. A fécula da sua receita basicamente substitui esses 2 ingredientes, né?

    testei outras receitas que ví na internet e elas não ficaram crocante. Nenhuma delas tinha a palavra “batata” na receita, ou seja, o segredo do “croc” na cebola é a batata… Interessante…

    Vou testar sua receita pq acredito ser mais fácil encontrar a fécula que o purê instantâneo, já que nunca achei pra comprar aqui.

  10. jandira diz:

    essa receita é maravilhosa,tambem substitui a fécula por maizena….ficou ótima..

  11. lucia diz:

    sera que esse pure que o alexandre refere e o creamy mashed potatoes ?

  12. Flávia Lopes diz:

    Marisa, já assisti num programa americano um rapaz que fez essa receita, só que ele usou “club soda”. Há algo similar no Brasil que se possa usar, ou só serve a cerveja mesmo?

Os comentários estão fechados.