Pensei que já havia publicado essa receita. Como a foto que publiquei no Facebook do kimchee que fiz essa semana fez muito sucesso, aproveitei para apresentar outra maneira de se comer essa conserva deliciosa. É muito fácil e rápida de se fazer. Pode ser comida como petisco, acompanhada de uma cerveja (aliás, a primeira vez que comi foi em um izakaya). Mas também pode servir como um lanche, algo para comer no jantar quando não se está com muita fome. Como foi o caso de hoje.
O tijimi pode ser feito com kimchee, como nesse caso, mas também pode ser feito com vegetais picados, caldo de carne e pimenta. Dessa vez não adicionei carne de porco em tirinhas. Poderia ter adicionado pedacinhos de lula também. Enfim, é um prato doméstico, ou seja, vão existir centenas, milhares de variações.
Este kimchee fiz picando acelga e salgando. Deixei de uma noite para outra, para que perdesse um pouco de água e ficasse macia. Depois segui a receita que publiquei aqui:
http://marisaono.com/delicia/?p=1455
Depois coloquei em potes e deixei na geladeira. A gente vai comendo aos poucos, ao longo dos dias.
Para o tijimi:
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de água
1 ovo grande
2 colheres de sopa de caldo da conserva de kimchee
1/2 xícara de kimchee picado não muito miúdo
1 colher de sopa de óleo
1 ou 2 colheres de chá de óleo de gergelim
Misture a farinha com o ovo e a água, até formar uma massa lisa. Adicione o caldo do kimchee, o kimchee picado e os óleos. Misture bem.
Frite em uma frigideira untada com cerca de 1 colher de sopa de óleo. Se for usar uma frigideira pequena, divida a massa ao meio. Pode fazer em uma frigideira grande, fazendo uma panqueca grande. O que importa é que não fique muito grossa (como um okonomiyaki, por exemplo). Frite até dourar bem de um lado, em fogo médio. Vire do outro lado e deixe dourar. Retire de frigideira e corte em quadrados com uns 4 cim de lado.
Para o molho:
1 colher de chá de gochujang (pasta de pimenta coreana, saborosíssima)
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de pasta de gergelim (tahine)
Misture a pasta de pimenta com a de gergelim. Adicione o shoyu, misture bem e adicione o vinagre. Confira o sabor. Dependendo da marca, o shoyu pode ser mais ou menos salgado. Sirva acompanhando o tijimi.
Marisa eu definitivamente não consigo fazer o kinchee, o meu fica pareçendo fermentado muito azedo, o comprado pronto é muito salgado e eu não ando podendo comer sal.
[Translate]
Diulza, o kimchee, na verdade, é azedo. O meu fica azedo depois de uma semana, mais ou menos, na geladeira. É parecido com o chucrute. Você tem salgado a acelga primeiro? É importante, para eliminar parte da água e melhorar a conservação. Depois lave-a ligeiramente e esprema. Se faltar sal, adicione mais.
[Translate]