Daikon

Momiji Oroshi

Os japoneses veneram o nabo. Dizem que não há o que jogar fora do nabo. As folhas e talos são picados (bem, quando as folhas estão muito duras, só o talo é aproveitado), salgados e viram tsukemonos. A parte externa da raiz é retirada, cortada em tiras finas e refogada. O resto pode ser cozido, fatiado, ralado. Aqui no Brasil, a melhor época para consumi-los é agora. Estão menos picantes e mais macios.

De tantas maneiras, uma das minhas favoritas é, talvez, a mais simples: o daikon oroshi. Nada mais é que nabo ralado. Ele acompanha bem tempuras, peixes gordos grelhados, fatias de carne na chapa e até massas como o soba. Basta pegar uma pequena porção, mistura-la ao molho que acompanha o prato (seja tsuyu, ten-tsuyu, shoyu, molho para yakiniku, etc) e molhar a porção nesse molho. Dizem que o nabo ajuda à digestão. Deve ser, porque acabo comendo mais…

O importante é rala-lo praticamente na hora de consumi-lo. Muito do sabor se vai com o tempo. Alguns preferem o momiji oroshi, que é o nabo ralado com pimenta, que ganha uma coloração avermelhada, que lembra as folhas de momiji (bordo japonês) que ganham cor alaranjada e vermelha no outono.

A foto acima é do site do Rakuten

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa. ligação permanente.

3 Responses to Daikon

  1. magaly diz:

    Gostaria de saber como deixar o nabo ralado sem exalar um cheiro desagradável?
    Coloco na agua gelada, mas não adianta.Existe algo p/ colocar na agua p/ tirar este cheiro?
    Obrigado
    Magaly

  2. daniel diz:

    Oi magaly, para o nabo não provocar esse cheirinho característico, haha, depois de descascado e ralado, deve ser trocada a água repetidas vezes, umas 7. Não tem outro jeito, é assim q se faz na culinária japonesa. Espero ter sido útil, falouuuuuuuuu

    • Marisa Ono diz:

      Daniel, nunca vi ou ouvi coisa parecida. Coloca-se na água apenas o nabo cortado em tiras finas, muito visto na decoração de pratos de sashimi. Lavar nabo ralado não existe.

Os comentários estão fechados.