Daikon Oroshi – Nabo Ralado

Eu já falei do daikon oroshi? Acho que não.

É apenas nabo ralado. E daí? Bem, é uma coisa que gosto muito de comer. Mas não como puro, só com arroz. O nabo ralado vai em bem com um pouco de shoyu para ser comido com um peixe gordo grelhado, carne bovina grelhada, um bifinho. Combina bem com alimentos gordurosos. Gosto mais dos nabos que crescem daqui para adiante, durante os meses mais frios, porque são mais adocicados. Os nabos do verão são bem picantes. No entanto, muita gente gosta do nabo picante, a ponto de adicionar pimenta vermelha. É uma questão de gosto. Há quem diga que ajuda na digestão.

Só que o nabo é uma raiz bem fibrosa. Para isto costumamos usar um ralador especial, ralando em movimentos circulares, para obter uma pasta mais fina.

O ralador japonês é diferente. As ranhuras são em sentidos diferentes e bem pequenas. O ralador comum costuma produzir pequenas tiras. Existem outros raladores japoneses, alguns são feitos de cerâmica que também funcionam.

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, Culinária japonesa, curiosidades, receita. ligação permanente.

11 Responses to Daikon Oroshi – Nabo Ralado

  1. Clarice diz:

    Gostei muito da singeleza deste post, que tb matou uma curiosidade q eu tinha sobre esse tipo de ralador. Tb gosto de nabo e agora vou modificar um pouco o modo de preparar. Obrigada.

  2. liah diz:

    Gostei da dica do ralador japones. Apesar de nao gostar do cheiro, meu marido adora nabo.

  3. Rodrigo diz:

    Olá Marisa!!
    aqueles raladores cerâmicos que são usados para ralar gengibre se prestam a isso?

  4. Márcia Nolman diz:

    A Sra saberia como se faz conserva de daikon com missô ,açucar e pinga? Quando trabalhei no Japão uma colega levava essa conserva e dizia que no Brasil ela fazia também com mamão verde. Um dia ela falou como fazia: deixava 1 semana dentro do misso e depois colocava na pinga com açúcar, mas não deu as quantidades nem se era para “limpar” o daikon. Faltou o “pulo do gato”. Tentei fazer mas não ficou legal, devia ter algum ingrediente secreto….

    • Marisa Ono diz:

      Não é ingrediente, é técnica. Conservas de vegetais precisam perder água para ficarem crocantes e durarem mais. O nabo precisa ser ou seco no sol ou salgado e prensado primeiro.

  5. fernanda kondo diz:

    ola marisa san!

    amo sua pagina!
    esse nabo ralado é o que tem nos pratos com tempura?
    no japao comia no restaurante hirano shigoto, vinha em um potinho, muito oishii!!!

    obrigada!!!

Os comentários estão fechados.