Um dos problemas na minha cozinha é o que fazer com claras. Uso gemas para engrossar cremes, pincelar pães, tortas e empadas. Costumo ir juntando claras em um pote no congelador. Uso as claras em empanados e quando faço financiers. Não faço suspiros em casa por conta de um forno não tão bom.
A idéia do bolinho surgiu de uma receita perdida. Minha mãe disse que fez, uma vez, um bolo só com claras mas não anotou a receita e não se lembrava da quantidade dos ingredientes. Sabendo só que o iam 100 gramas de manteiga, alguma quantidade de amido de milho e 7 claras, parti para a experiência. O resultado foi bom. Ficaria bom simplesmente assado em uma assadeira. Mas, como tinha doce de banana prata na geladeira, acabei fazendo bolinhos. Banana combina bem com baunilha.
7 claras
2 xícaras de açúcar
100 gramas de manteiga amolecida
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
2 colheres de chá de fermento químico
1 xícara de leite
Baunilha à gosto
Doce de banana cremoso (ou outro recheio que preferir)
Bata as claras em neve. Adicione 1/2 xícara de açúcar e bata até formar um merengue. Reserve.
Bata a manteiga com o açúcar restante. Adicione a farinha misturada com o amido e o fermento, aternando com o leite. Bata em velocidade baixa, até misturar.
Adicione a baunilha.
Junte 1/3 do merengue e misture com calma. Depois de incorporado, adicione mais 1/3 do merengue. Misture e, por fim, adicione o merengue restante.
Despeje a massa em forminhas para muffin, forradas com papel.
No centro de cada uma, coloque uma colher de chá bem cheia do recheio.
Leve ao forno pré-aquecido, moderado, até corar.
Espere amornar antes de servir, porque o recheio estará, literalmente, borbulhando.
Esta vai para a minha pasta “Aproveitando Claras”. Confesso que raramente tenho claras sobrando, mas se isso acontece, coloco-as para congelar e vou “colecionando” claras até dar para fazer uma receita do meu arquivo.
Bjs
[Translate]
Ai, que idéia ótima… Amei esse recheio!
[Translate]
O curioso da banana-prata é que o doce dela não fica escuro, como o da banana-nanica.
[Translate]
Marisa, se um dia eu tiver um filho com cara de bolinho de claras com doce de banana a culpa é sua!
Meu Deus, isso deve ser um crime de bom! Ainda bem que tenho claras congeladas, vou fazer nesse sábado!
Beijos, Yumi
[Translate]
Yumi, fica bom mesmo ainda morno. Mas sabe de uma coisa? Eu faço, provo um, como até o segundo e acabou. Quem faz a festa é o povo em volta de mim. Os rapazes que vieram fazer umas instalações aqui comeram meia dúzia cada um. E eu fiquei com azia por eles… Definitivamente,meu grande “barato” é cozinhar. Comer é outro assunto.
E por conta de filhos e desejos, um pote de doce de laranja da terra foi parar no Japão, no ano passado. O bebê nasceu dias depois e é lindinho.
[Translate]
Ah, se eu cozinho em grande quantidade não passo nem perto do resultado final (ex.: gingerbreadman, que faço todo final de ano e quando me pedem, não consigo nem provar mais).
Já quando é pouca coisa, muitas vezes enfio o pé na jaca! E sempre que vejo algo com carinha muito boa, brinco que eu vou ter um filho com a cara da guloseima e a culpa será sempre de quem fez/comentou/comeu a dita cuja!
Esse fim de semana vai ter esse bolinho aqui em casa, ah se vai!
Obrigada pelas receitas e pelo carinho, Marisa!
Beijos, Yumi
[Translate]
Na minha escola dava esse tipo de bolinho é muito bom!
[Translate]
faltou-me comentar sua simpatia. percebo que um toque angelical em suas palavras. parabéns e obrigado, muito obrigado mesmo…
[Translate]