No Japão conheci um doce chamado “Rare Cheese Cake”. Trata-se de uma torta de queijo cremoso. Uma delicada mousse de queijo vinha sobre uma base (que poderia ser uma fatia fina de bolo-esponja ou biscoito). Pois desta vez resolvi fazer uma versão ainda mais leve, com um “queijo de iogurte”.
O primeiro passo é fazer o iogurte caseiro do LP. Pegue meio quilo desse iogurte e coloque em um escorredor forrado com um pano finou ou um coador de café com um filtro de papel. Coloque uma bacia ou jarro embaixo para conter o soro e mantenha na geladeira por algumas horas. O iogurte ganhará uma consistência bem mais firme, próxima ao do queijo cremoso. Irá reduzir bastante, também.
Vai render o equivalente a um copinho de iogurte natural.
Queijo de iogurte – como explicado acima
200 ml de leite
6 gramas de gelatina em pó (meio envelope)
100 gramas de creme de leite
Açúcar à gosto
100 gramas de biscoitos de leite, maria ou o que preferir
2 colheres de sopa de manteiga
Primeiro, monte a base: Bata os biscoitos no processador até virar uma farofa. Adicione a manteiga e bata apenas para misturar. Coloque essa farofa no fundo de uma forma de fundo removível. Aperte com as pontas dos dedos e leve à geladeira.
Coloque a gelatina para hidratar em cerca de 2 colheres de sopa de água fria. Enquanto isso, aqueça o leite. Adoce à gosto. Quando o leite ferver (pode aquece-lo no microondas), retire do fogo e dissolva a gelatina hidratada nela. Deixe esfriar um pouco.
Bata o iogurte, para que fique mais liso. Adicione a gelatina. Coloque a tigela sobre gelo e um pouco de água, para que esfrie rapidamente. Misture até que adquira uma consistência mais firme. Passando a espátula no fundo da tigela, ela forma um rastro.
Bata o creme de leite com 2 colheres de açúcar, até virar chantilly. Adicione o creme de iogurte aos poucos, misturando bem, sem bater. Despeje sobre o fundo de biscoitos e leve para gelar.
Na hora de servir, cubra com geléia (no caso, usei geléia de amora).
Outra opção é misturar geléia à massa, dando um efeito marmorizado.
Também pode dispensar o fundo e despejar em taças ou potes. Cobrir com frutas, caldas, geléia…
E ainda há a opção de aromatiza-lo com casca de limão ralada, baunilha, alguma essência ou xarope.
Se tiver tempo, use uma fatia de bolo-esponja ou pão-de-ló como fundo.
Gostei do teu site Marisa! Esse bolo parece ser bom demais.
Lembrei do Oreo Cheese Cake que eu sempre comia num restaurante no Japão.
[Translate]