Fiquei com vontade de comer bolo de chocolate. No entanto, a manteiga estava no congelador, meu microondas está quebrado e não tenho chocolate em barra em casa. Ótimo, vamos improvisar. Descartei a receita de bolo Nega Maluca, que por um motivo obscuro, detesto. Resolvi partir de ingredientes considerados “trash” – achocolatado extra-doce e óleo vegetal – para fazer algo que adoçasse minha boca. Para melhorar um pouco a textura, adicionei liga neutra (é, aquela que se usa para fazer sorvete; contém goma guar ou xantana). O resultado? Para minha surpresa, ficou bom (não ficou ótimo, excepcional, maravilhoso, só bom). Classifiquei como “Cozinha do Desespero” porque, de fato, foi um ato desesperado.
4 ovos
150 ml de óleo vegetal
100 gramas de açúcar
100 gramas de achocolatado
10 gramas de liga neutra (lembrando que a marca que usei recomenda 20 gramas para cada litro de sorvete)
50 ml de água
60 gramas de farinha de trigo
10 gramas de amido de milho
2 gramas de fermento em pó químico
Castanhas-do-Pará picadas (opcional)
Bata os ovos com o açúcar até espumarem. Vá adicionando o óleo aos poucos. Junte a liga neutra, a água e o achocolatado e bata mais um pouco. Adicione a farinha, o amido e o fermento e bata para mais um pouco, para misturar. Misture as castanhas picadas, se fo usar.
Despeje em uma assadeira pequena, retangular, forrada com pappel manteiga ou untada.
Forno pré-aquecido, temperatura moderada, até assar
hahahaha
essa categoria cozinha do desespero não conhecia! adorei!
vou testar…
[Translate]
Nossa, bota desespero nisso! Hahahah Mas já ouvi de gente que, nesse sentimento, comeu açúcar puro só pra matar a vontade de doce… :S
[Translate]
Vitor, quando eu era criança, comia pão com manteiga e açúcar. Mas a experiência não é de todo trash. Os espessantes industriais dão uma consistência melhor e pretendo aproveitar isso para um bolo sem gluten, para celíacos.
[Translate]
Uia, eu ia mesmo falar do pão com manteiga e açúcar. Um clássico!
Esse sorvetão quente parece gostoso mesmo. Parece bem mais apetitoso que aquele Duo Paixão que você mostrou.
[Translate]
Desespero com curiosidade científica rendeu um bolo razoável. Animei com as gomas e além do bolo sem gluten, “vou estar pesquisando” as possibilidades em um bolo diet.
Faltou só eu usar o resto do arsenal (emulsificante, gordura vegetal, corante marron e aromatizante natural de chocolate) para ficar parecidíssimo com os bolos feitos com preparados industrializados.
Na Cozinha do Desespero, só espero que nunca eu chegue ao extremo de fazer lazanha de miojo ou macarrão na panela de pressão.
[Translate]
Marisa, encontrei seu blog enquanto procurava receitas dos maravilhosos bolos do Japao.
Vc eh uma simpatia!!! Adorei!!!
Beijus e sucessos!!!
Ps… macarrao na panela de pressao? Ah, eu acho gostosinho, mas eh bem cozinha do desespero… rsrsr
[Translate]