Conserva de Nabo no Sake

Conserva de Nabo no Sake

Eu não me deixo de surpreender com a capacidade de adaptação dos membros da comunidade japonesa no Brasil. O Pará-ume, por exemplo, é uma experiência que deu muito certo.

Já me perguntaram sobre como o takuan  (uma conserva de nabo) é feita. Para o clima do Brasil, acho quase inviável. O nabo passa por uma fermentação em farelo de arroz. Só que, como moramos em um país tropical, o calor faz com que essa conserva azede.

Para minha surpresa, ganhei um pote de conserva de nabo que parece muito com takuan. E a maneira de preparar,segundo me disseram, é muito, muito simples.

O nabo é deixado murchar naturalmente, ao tempo. Depois é cortado em fatias e colocado em um pote. Despeja-se sake, açúcar, sal e um pouco de vinagre. Tampa-se o pote e ele fica repousando na geladeira por cerca de um mês (ou mais).

Eu ainda não fiz, mas quando isso acontecer, volto para comentar novamente e dar as medidas corretas.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, receita com as tags , . ligação permanente.

16 Responses to Conserva de Nabo no Sake

  1. LuMa diz:

    Ainda que importados, os nabos vão aparecer daquí a alguns meses, e claro, já estou esfregando as mãos,rs.

    PS: A bardana ‘in natura’ realmente não é comercializada aquí, senão já processada, em forma de óleo e cápsulas para fins medicinais. Descobrí muitos fóruns italianos de cozinha japonesa que lamentam a sua ausência no mercado como eu 🙁
    Tô quase pensando em largar a minha profissão e virar agricultora, que vou ser mais feliz,rs.

  2. Ceiça diz:

    Marisa, quando vi que a matéria principal do Paladar era alho negro, fui correndo procurar seu nome. Parabéns e sucesso!
    P.S. como é feito o cultivo da bardana em espaço pequeno?

    • Marisa Ono diz:

      Eu não tentei, mas a dica foi passada em uma loja de sementes: encher de terra um saco grande ou um tambor e plantar a bardana lá. Na colheita, bastaria cortar o saco e, no caso do tambor seria um pouco mais trabalhoso: tombar e soltar a terra.

  3. Nina diz:

    Li sobre você e sua pesquisa/teste com o alho no Paladar. Lembro q quando havia lido aqui fiquei intrigada. Parabéns.

  4. fatima diz:

    Marisa estava procurando sobre as propriedades do nabo e achei seu site. Gostei muito das matérias pois a alimentação saudável me interessa muito.
    Abraço da Fatima daqui de Laguna/SC

  5. Diulza diz:

    Boa noite Marisa, ganhei 4 nabos,e deixei eles fora na ãrea de serviço ja ta com cheiro, vou faze-lo acho que Oka fazia colocando dentr do misso, que feito em casa, infelismente não me lembro como era, aprendi tudo que sei com ela mais muita cisa vai se perdendo,me lembro quando morria alguem nos cozinhavos, bardana, cenoura, nabo,tinha mais coisa que não consigo lembrabeicon,estou tentando procurar um livro dela onde anotavamos as coisa pois poderia te passar, era tudo muito simples, mais muito saboroso,vc me disse que comemora mias o ano Novo quando ela esta viva tb comemorava, agora não mais bjs.

    • Marisa Ono diz:

      Diulza, a conserva no miso é mais simples. Corte os nabos ao meio, pelo comprimento, salgue e, se puder, coloque em um balde ou bacia e coloque um peso em cima. Pode ser uma pedra bem lavada ou um outro balde com água. Deixe prensando até parar de soltar água. Escorra e coloque em um pote, besuntando cada pedaço de nabo com miso. Deixe curtir uns dias antes de comer.

  6. Diulza diz:

    Marisa deu certo o nabo no misso, agora queria fazer como vc descreveu estou em dúvida quanto ao tempo,e como vou saber se ele esta bom para colocar o saque, tem que estar totalmente murcho. ele pode pegar sol, e o cereno da noite, esta e minha duvida, pois aqui ta muita chuvisco estes dias. bjs, bom domingo.

    • Marisa Ono diz:

      É, Diulza, o tempo não está muito bom nesses últimos dias nesta região. O nabo tem que ser seco, se inteiro, até ficar meio enrugado. Se fatiado, ele vai ficar flexível, vai dar para quase dobra-lo sem quebrar.

  7. Susan diz:

    Marisa, tenho uma receita de tsukemono que utiliza pinga, se voce quiser posso te enviar por e-mail.
    Susan

  8. Paulo Emmer Lacerda diz:

    Olá. Certos alimentos de outros países são praticamente impossíveis de se obter devido a fatores climáticos, disponibilidade de ingredientes, etc. Aqui em casa eu faço uma conserva de nabo seguindo os mesmos passos da conserva de gengibre (shoga gari) e tem dado certo.

    • Marisa Ono diz:

      É, Paulo, a não ser que se gaste com refrigeração, como no caso de uns que trabalham com carnes curadas e embutidos. Em casa, já fica meio complicado. Nabo no vinagre é bom, antigamente a gente fazia muito, paramos um pouco, família diminuiu e estamos estocando menos, sabe.

  9. Ana Maura Araujo G Ogiwara diz:

    Como fazer conserva de mamao verde no missô?

Os comentários estão fechados.