Potes para Conservas

Potes para Ume-shu e umeboshi

A Andrea do Superziper me perguntou que potes uso para fazer ume-shu. Uso um comprado no Japão, com tampa de plástico e alça. Na foto acima, ele está com umeboshi, já que o licor que fiz foi sendo consumido e acabou sendo transferido para um pote menor.

Pote para Ume-shu

A vantagem desse pote é que ele tem uma outra tampa interna, transformando-o em um garrafão. Assim fica mais fácil retirar o licor sem usar uma concha, por exemplo.

No entanto, não é um item indispensável. Um pote de boca larga funciona bem não só para o licor de ume como para a maioria das conservas. Dependendo da conserva, prefiro as tampas plásticas ou de vidro com borracha. As de metal estão sujeitas à corrosão, sobretudo quando uso sal ou ácido acético.

E tanto no caso do umeboshi quanto no licor de ume, fechamento à vácuo não é necessário. Tenho essas conservas há pelo menos dois anos e não desenvolveram fungos ou bactérias estranhas.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, equipamentos com as tags , . ligação permanente.

8 Responses to Potes para Conservas

  1. andrea diz:

    Mais um item pro meu japão wishlist! Vou improvisar usando um vidro de conserva grande, de boca larga. Depois que curtir por alguns meses dá pra transferir só o liquido pra garrafas ´normais´, né ? Fica mais pratico para presentear.

    Obrigada pela foto, estava curiosa pra ver o seu pote.

  2. ester diz:

    onde compro potes de vidros para conserva de gélias moro em são paulo na região da lapa obrigado

  3. Mari-Lidia Mendonça diz:

    Uma sugestão, pegue nomes de fabricantes de potes q já tenham e vão atrás do fabricante.Foi assim q fiz todas as vezes q precisei. Uma sugestão é a Stanta Marina, Pyrex, Nadir Figueiredo, e assim por diante!

  4. Miguel Vieira diz:

    Na rua Tabatingüera e arredores (perto da Liberdade e pça. João Mendes) há diversas lojas que vendem potes de vidro. Tem desde os que servem para geleia, até uns bem grandes, bons para guardar grãos; tudo bem barato.

    Eu já usei e aprovo. O único porém é que as tampas não são tão boas quanto as de potes de comida industrializada, que vemos por aí — mas dão muito bem para o gasto.

Os comentários estão fechados.