Finalmente a chuva diminuiu, temos tido dias de sol e noites com pancadas de chuva. Faz calor e as beringelas estavam dando sopa no balcão da pia. Lembrei de uma receita do Chef Ochiai, mas não procurei. Lembrava-me que ele ia juntando ingredientes em uma frigideira grande e mexia eventualmente. Se não quiser chamar isto de caponata, tudo bem. Que seja um refogado de beringelas com alho negro.
Não é bem uma receita, porque não tomei medidas. Espremi dois dentes de alhoe refoguei em um pouco de azeite até levantar cheiro. Juntei uma cebola picada e uma pitada de sal. Deixei que amaciasse um pouco antes de juntar um alho-porro (daqui do quintal), várias beringelas pequenas cortadas em cubinhos e 1 lata de anchovas no óleo, picadas.
E fui refogando. Quando achei que a mistura toda parecia estar muito seca, juntei uns 2 tomates picados e 1 pimentão. Deixei refogando mais até que tudo ficasse macio. Por fim, o restinho de um vidro de alcaparras, devidamente escorridas e alguns dentes de alho negro picados. Para completar, sal, pimenta-do-reino, pimenta vermelha moída e folha de manjericão.
Aliás, uma vez perguntaram para um professor de culinária do porquê de rasgar as folhas de manjericão e não picar. Ele respondeu: para eu me deleitar com o aroma.
Depois de frio, coloquei em um pote e cobri com azeite. Coloquei pouco, mas depois lembrei que azeite é gostoso e muito azeite, deve ficar muito mais gostoso. Além do mais, comprei-o em uma promoção…
Comi com pão francês, também comi com pão pita, em sanduíches, acompanhando umas fatias de carne assada e poderia até mistura-la a uma pasta, fazendo um macarrão de verão. É uma boa coisa para se ter na geladeira, ainda porque fica melhor no dia seguinte.

Humm…caponata acrescida de alho negro deve ter nobilizado o prato. Realmente a caponata na geladeira é um curinga: pura; na massa; no pão e eu, no gohan,rs. Eu tbém cubro com azeite para evitar fungos e fazê-la durar bastante, mas confesso que acaba em 2 dias, rs. Qto ao manjericão, vc possui a qualidade italiana, o basilico de folhas grandes e tenras chamado “basilico foglia di lattuga” (ou lattuga basil) no seu quintal? É o mais perfumado, e se não possui, experimente plantá-lo, pois creio que não seja difícil encontrar sementes. Um potão de pesto de manjericão guardado na geladeira é como guardar o verão dentro dele,rs. Abraços.
[Translate]
LuMa, esse manjericão é um de folhas largas? Conheço um chamado de sweet basil, alguns chamam de genovês. Temos plantado, andava feio por conta das chuvas. Agora que tem feito um pouco mais de sol parece que melhorou. É bem menos robusta que o outro, de folhas miúdas. Já plantei diversas vezes e perdi por conta de uma doença que dá na raiz e caule.
[Translate]
Oi Marisa,
Que delicia essa caponata.
Adorei essa espontanea graca em acrecentar os ingredientes.
Adoro sua website.
Faz tempo que sigo a tua cozinha, ela e riquissima, nunca postei
comentario porque tambem sou muito jeca.
E tenho um pedido, voce nao poderia publicar uma receita de yakisoba?
Kind Regards.
Marcia.
[Translate]
Bem, Marcia, acho que não cometi nenhum crime grave contra a caponata. Acredito que alguma italiana que tenha a felicidade de ter uma horta, provavelmente irá colocar coisas a seu gosto. O alho porro estava dando sopa em cima da pia. Na falta de balsamico, usei alho negro, que é adocicado…
Você pode colocar as receitas aqui nos comentários, mesmo.
[Translate]
Oi Marisa,
Ainda sobre o comentario acima, esqueci……..
Posso te dar deliciosas receitas italianas se voce quiser
e claro, pois creio que voce nao tem dificuldades em encontrar
suas fontes, mas e um humilde oferecimento de coracao.
regards
marcia
[Translate]
Ola Marisa,
Quando ofereci as receitas italianas, estava me referindo a outras receitas, pensei principalmente
nos doces italianos, nunca vi uma receita da caponata italiana, adorei a sua caponata.
Como perguntei se voce teria uma receita de yakisoba, ofereci sugeri que poderia de te dar alguma
receita , digamos , em agradecimento a receita do yakisoba.
Peco desculpas pelo mau entendimento.
E repito, adicionei comentario porque adorei a sua caponata, muito , muito boa mesmo, e nao conheco
nenhuma outra receita de caponata.
Minha intencao , nada mais foi que te fazer um grande elogio
Perdao se me expressei mal.
[Translate]
Oi Marisa, esse manjericão, além de folhas largas e mais delicadas, são levemente onduladas, com um diâmetro de uns 4 cm. Eu planto em vaso, que faço crescer na janela,rs. O manjericão genovês tbém é excelente, e a diferença é que este, há folhas levemente menor e mais firmes. Não fosse a chuva, tenho certeza que o clima daí seja perfeito. Eu plantei no vasão, na casa da minha mãe em Mogi das Cruzes, e ele cresceu cerca de 1 metro!
[Translate]
Pingback: Caponata com Alho Negro « Alho Negro
comprei sementes de basílico genoves na itália,mas so floriu uma vez depois morreu. estou a procura do mesmo a muito tempo,gostaria de obter mudas ou sementes alguem pode me ajudar?. tenho kefir de leite para doar-nada a ver,mas quem conhece sabe que é ótimo,agradeçomuito,fui…..
[Translate]
Eu ganhei umas sementes, plantei, não foram muito adiante e minguaram. Não procurei mais. Tente na Tabutins Sementes:
http://www.tabutinssementes.com.br/diversos.html
[Translate]
oi..marisa vc é muito querida e atenciosa,obrigada pela gentileza…comprei mudas de basílico no embú das artes, por enquanto estao vivinhas e bonitas.
[Translate]
Olá Marisa! Procurei por kefir em Mogi das Cruzes e apareceu seu blog, pelo que parece você tem parentes aqui. Está muito difícil conseguir kefir de leite será que você teria condições de me ajudar?
Grata
Elaine
[Translate]
Que eu me lembre, não tenho parentes em Mogi, não. Infelizmente não posso ajuda-la quanto ao kefir, também não tenho.
[Translate]
Ótima receita. Quanto ao basílico, minha sogra conseguiu vencer a batalha das sementes italianas. Quando eu dei as sementes ela transformou a coisa em uma floresta perene. Eu mesmo já tenti várias vezes e aquela doença do caule sempre aparece. Como a sogra é das melhores, não hesito em ir buscar sempre que preciso. Concordo com o prof sobre o aroma ao rasgar, mas sei de experiência em cozinhas italianas no exteiro que a faca escurece o bichinho.
[Translate]
Principalmente facas de aço. Aço inoxidável, não.
[Translate]