Estou fazendo umas experiências com leite de soja. O resultado é que também produzo resíduo de soja, aquela massa que sobra quando se espreme a soja triturada com água. Como não tinha pão em casa, resolvi usar em um pão, que ficou úmido, embora um pouco pesado. Como o resíduo de soja (okara) não tem muito sabor, não interferiu muito no resultado do pão. E, de quebra, ingerimos mais fibras.
4 xícaras de resíduo de soja (não apertei muito na xicara)
2 ovos
30 gramas de fermento de pão (do tipo fresco, ou seja, 2 tabletes)
6 colheres de sopa de açúcar
1 1/2 colher de sopa de sal
2 xícaras de água
1/2 xícara de óleo
Farinha (talvez 1 kg, não medi)
Dissolvi o fermento em um pouco de água morna. Misturei e adicionei um pouco de farinha, até formar uma massa mole. Deixei fermentar até dobrar de volume.
Em uma tigela coloquei o resíduo de soja, açúcar, sal, os ovos batidos e o óleo. Misturei a água restante, juntei parte da farinha e a massa fermentada. Fui adicionando farinha até formar uma massa macia. Sovei um pouco e deixei crescer, coberto por um filme plástico.
Depois de fermentada, dividi a massa em porções e cilindrei. Com uma parte da massa fiz um pão de forma e com o restante, um pão grande, enrolado.
Deixei crescer em local protegido. Assei em forno bem quente nos primeiros 10 minutos e depois reduzi a temperatura, até dourar bem.