Um doce muito popular no Japão é o rocambole. Mas não é o mesmo rocambole que encontramos nas padarias aqui no Brasil. A massa é mais úmida e geralmente é recheado com creme e frutas. No outono surgem versões com castanha cozida. Esta receita é do chef Sadaharu Aoki e enc0ntrei neste site:
http://www.dover.co.jp/recipe/aoki_8.php
Não é bem uma massa de bolo esponja. Na verdade, é algo entre um suflê e um pudim, já que a massa é assada em forno baixo, quase que só cozida, sem dourar. Não reclamem das medidas, são as que o chef deu.
60 gramas de manteiga
81 gramas de farinha de trigo
2 1/2 ovos inteiros
102 gramas de gemas
100 gramas de leite
50 gramas de Toque Blanche (xarope aromatizante produzido pela Dover, mas que não encontro no Brasil)
200 gramas de claras
72 gramas de açúcar cristal
Leve a manteiga ao fogo até derreter. Adicione a farinha peneirada e misture em fogo baixo. Continue misturando até que essa mistura fique bem aquecida, “refogando”.
Vire em uma tigela e adicione metade do leite. Bata bem.
Bata os ovos inteiros com as gemas. Adicione à mistura de massa e leite que ainda estará morna. Bata. Adicione o restante do leite.
A mistura será bem líquida.
Bata as claras em neve e adicione o açúcar aos poucos, batendo sempre até formar um merengue firme. Pegando um pouco desse merengue entre os dedos, não deverá sentir nenhum grão de açúcar.
Misture 1/3 do merengue à mistura de ovos até que fique bem incorporado. Eu preferi usar um batedor manual de arame (fouet). Adicione outro terço e misture novamente. Por fim, o restante. Não deverá ficar nenhum pouco de merengue visível na massa.
Despeje em uma assadeira forrada com papel impermeável. Eu usei uma assadeira com cerca de 38cm por 26cm.
Leve ao forno pré-aquecido a 150 graus, ou seja, não muito quente.
Retire quando estiver cozido e sem dourar muito.
Cubra com um pano úmido e vire sobre o balcão para desenformar. A casca vai grudar o pano e o bolo todo ficará com essa aparência externa esponjosa.
Espere amornar, recheie e enrole. Leve à geladeira até servir.
Notas:
A massa não é muito doce. Para o brasileiro em geral, vai faltar açúcar.
Eu usei uma assadeira de fundo duplo da Panex. Esse tipo de assadeira impede que o fundo fique dourado. Para esse tipo de receita, é perfeito. Em casa, talvez funcione com uma assadeira colocada sobre outra.
Não usei o Toque Blanche porque não tinha. Usei umas gotas de boa baunilha. Talvez eu experimente com esses xaropes que estão usando para fazer sodas italianas e drinques.
Recheei com chantilly e morangos. Mas da próxima vez vou experimentar com outro creme, algo mais consistente.
Como leva fruta fresca no recheio, recomendo consumir em 2 ou no máximo 3 dias.
Engraçado você avisar sobre a medida da receita. Essa medida é ieal para Japão, uma vez que nas casas daqui não existe fornos grandes como no Brasil, mas quem não conhece não deve nem imaginar. Eu adorei a receita o modo de fazer é meio ´´mendokusai´´, mas vou experimentar.
[Translate]
Referi-me às medidas dos ingredientes. 2,5 ovos, por exemplo. Certamente ele faz uma quantidade bem maior e dividiu para caber em uma única assadeira. Eu ainda faria uma receita menor, para o bolo ficar ainda mais fino…
[Translate]