Crumble de Peras Diet

Por definição, diet é quando elimina-se um item, seja ele açúcar, gordura ou até mesmo sal. No caso, trabalhei sem açúcar. Como não sou nutricionista, não posso dizer quanto seria uma porção recomendável para um diabético. Para mim, seriam 3 ou 4 porções. Comi quente e frio. De qualquer maneira, achei gostoso.

Descasquei e piquei 2 peras. Conforme ia cortando, coloquei em um recipiente com água e limão, para que não escurecesse. Levei ao fogo as peras com água e limão à gosto, até que ficassem bem macias. Deixei com um pouco de caldo, que engrossei com meia colher de chá de amido de milho. Não era para formar um creme, apenas uma calda espessa. Adocei com adoçante liquido, algumas gotas. Cuidado, porque adoçante tem uma peculiaridade: nem sempre mais é bom. A partir de certo ponto, o amargor se destaca. Vá com calma.

Para a cobertura, misturei 1/4 de xícara de farelo de aveia (oat bran) e 1/4 de xícara de farinha. Adicionei 2 sachês de adoçante em pó e 1 colher de margarina não-light. Misturei com as mãos, até que formasse uma farofa. Adicionei 1 colher de sopa de água e misturei mais. Apertando na mão, a massa mantinha a forma, sem esfarelar, mas que se desmanchava com facilidade entre os dedos, formando torrões. Também juntei um pouco de canela e uma colher de castanha de caju picada (xerém).

Coloquei as peras em um refratário pequeno, espalhei pequenos torrões de farinha e aveia em cima e levei ao forno, até que as peras estivessem borbulhando e a cobertura ficasse tostada. Como não vai açúcar, não irá ficar muito dourada.

Optei por usar adoçante líquido e em sachês por ser mais fácil de encontra que o culinário. No entanto, aviso que não se deve usar aspartame em receitas cozidas e assadas. É um adoçante que não resiste ao calor.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.

2 Responses to Crumble de Peras Diet

  1. Maria Helena diz:

    Marisa
    pelo que estou vendo das suas postagens “dietéticas”, tem jeito de fazer doce gostoso sem açúcar. Sinceramente: sempre fui preconceituosa e desconfiada em relação aos doces dietéticos. Os que tentei fazer com adoçantes não deram muito certo, talvez pela errada de mão na quantidade. Estou mudando de idéia …

    • Marisa Ono diz:

      Maria Helena, estou também aprendendo. Adoçantes se comportam de uma maneira bem diferente do açúcar. Já fiz bolo que não tem uma textura legal e ainda vou desenvolver algo que seja fofo e com aroma bom. Poderia me ajudar? Não tenho idéia da limitação de carboidratos (amido, farinhas, cereais, frutas) que podem ser ingeridas por dia. Gostaria de ter uma noção de porções diárias, para não acabar fazendo algo que estoure todas as quotas de uma só vez.

Os comentários estão fechados.