Serory no Su-zuke (Conserva Ácida de Salsão)

Morei muitos anos na cidade de Hamamatsu (Shizuoka) e só recentemente soube que a região é grande produtora de salsão. Claro que eu via muito salsão, sobretudo quando andava pelas estradas estreitas na periferia da cidade. Mas não supunha que produziam tanto assim.

Essa conserva veio dessa lembrança e do fato de que estou colhendo o primeiro salsão da temporada. É muito fácil de fazer. Pode ser comido antes da refeição, como aperitivo. É ácido, crocante e aromático.

Com um descascador de legumes, retirei a parte mais fibrosa, externa do talo de salsão. Fiquei só com a parte mais clara. Com o mesmo descascador, fui tirando fitas finas do talo. Usei cerca de 5 talos grandes, mas a quantidade de vinagre vai dar para mais.

Salguei as tiras de salsão e deixei descansando por cerca de meia hora. O salsão vai perder água.

Enquanto isso, ferva 250 ml de água, 100 ml de vinagre, 1 colher bem cheia de chá de sal e 2 colheres de sopa bem cheias de açúcar. Desligue o fogo assim que o açúcar se dissolver. Reserve.

Escorra o salsão e lave para retirar o excesso de sal. As tirinhas deverão estar salgadas, mas não demais.

Misture com o molho de vinagre e guarde em um pote por algumas horas ou de um dia para outro antes de comer. Escorra do vinagre e sirva em pequenas porções.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, receita com as tags , , . ligação permanente.

8 Responses to Serory no Su-zuke (Conserva Ácida de Salsão)

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    OI queria te perguntar o tempo de duração na geladeira para consumo.

  2. Myrna diz:

    olha só, essa receita de conserva parece uma que diziam que minha avó levou para o túmulo hahahahaha agora não preciso mais de psicografia! Obrigada, Marisa! E, ainda por cima, em quantidade “civilizada”. Minha avó fazia um montão desse agridoce para deixar nabos e cenouras em palitos grossos dentro. Assim mesmo, primeiro um pouco curtidos no sal, mas em tempo mais longo por causa da seção transversal bem maior.

  3. Fabio Kimura diz:

    Preparei essa receita, é muito fácil e durou 1 semana na geladeira, coberto com filme plástico. Deve durar mais, durou só uma semana porque acabou. Muito fácil e prático, obrigado pela receita!

  4. Eliel diz:

    Olá Marisa

    Estou tentando compreender quanto de vinagre, de água e de açúcar se usa para cada tipo de conserva.
    Acho que pela lógica, se é para conservar por mais tempo deve ter menos água, mas…quanta? E assim, se da receita de sunomono de pepino eu tirar mais água ele pode ficar por mais tempo na geladeira como o shoga gari?

    Obrigado por esse site maravilhoso que acabou se tornando para mim um verdadeiro curso de culinária japonesa.

    • Marisa Ono diz:

      Existem diversas maneiras de se fazer conservas. Os aditivos mais comuns são sal, açúcar (como nas compotas e geléias), ácido (vinagres, geralmente) e álcool. Eu não tenho dados de quanto de água uma conserva pode ter. Depende do aditivo utilizado, se vai ser envasado e esterilizado ou não. Recomendo pesquisar no Serviço Brasileiro de Resposta Técnica. Mas é preciso fazer um cadastro para poder utilizar esse serviço.

  5. Jac_Akemi diz:

    Olá Marisa! Gostaria de saber se tem preferência para o vinagre.

Os comentários estão fechados.