Eu costumava comprar esse pão com frequência, quando morava no Japão. Não é encontrado em supermercados, era preciso ir em uma padaria. Felizmente as padarias tornaram-se bem populares, muitas delas trabalhavam com fermento natural. E nos bairros onde morei havia pelo menos uma boa padaria, mesmo que pequena.
É um pão denso porém macio. O centeio e as nozes tostadas dão um sabor bem peculiar a esse pão. Eu gostava de comê-lo no café da manhã, com um pouco de queijo branco. Usei o fermento natural feito com farinha e água que publiquei aqui:
http://marisaono.com/delicia/?p=5713
180 gramas de fermento natural
100 gramas de farinha de centeio
260 gramas de farinha de trigo
50 gramas de mel
1 ovo
1 colher (de chá) de lecitina de soja (opcional, funciona como melhorador)
Água
1 colher (de chá) de sal
40 gramas de manteiga
Cerca de 1 xícara de nozes descascadas, ligeiramente torradas e picadas.
Quebre o ovo em uma xícara medidora e adicione água até chegar a 300 ml. Misture o mel, o fermento natural, as farinhas, a lecitina (se usar) e sove bem. Eu usei a batedeira, com gancho para massas pesadas. Se necessário, adicione mais água. Adicione o sal e trabalhe bastante a massa, até que atinja o “ponto de véu”, ou seja, ela fique tão elástica que quando aberta com os dedos fique quase transparente, sem rasgar. Adicione a manteiga e sove um pouco mais. Não estranhe que a massa fique meio molenga, ela ganhará mais textura quando fermentar.
Deixe crescer em lugar aquecido por 3 horas. Abaixe a massa com os punhos fechados, abra em um retângulo, espalhe as nozes e dobre em 3. Repita a operação algumas vezes. Divida a massa em 2, forme duas bolas e achate, formando discos. Deixe crescer por 2 horas, mais ou menos. A massa não irá crescer tanto quanto o pão feito com fermento biológico.
Pincele com gema e faça cortes, com uma tesoura, formando uma flor.
Leve ao forno bem quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe um pouco . Asse até dourar bem.
Apesar da quantidade de mel, o pão não é muito doce, não.
Olá Marisa! Sei que não é relacionado a essa receita, mas você já fez aquele pãozinho recheado de chocolate, os Choco Cornets? Gostaria muito, se você tiver, claro, que postasse a receita, pois não achei em nenhum lugar! Obrigada, desde já 🙂
[Translate]
Puxa, Camila, não me lembro de ter comido esse pão, não.
[Translate]
Oh, sim! Achei uma receita legal, porém pedia farinha para pão. Já fui em vários mercados, mas nunca encontro essa farinha… Como eu posso substituir?
[Translate]
Que eu saiba, no Brasil não existe farinha específica para pão, que contem mais proteína que a farinha comum. Uma opção seria utilizar melhorador para pães, vendidos no varejo em sachês com o nome de “Pão Certo”. No atacado existem várias marcas, geralmente comercializado em pacotes de 500 gramas. O melhorador funciona na textura e no crescimento da massa.
[Translate]
Obrigada! Vou comprar este produto, espero que dê certo! =)
[Translate]
Boa tarde!!!
sigo muitas receitas sua.
Mais confesso uma coisa e coisa minha ,não consigo fazer o fermento natural por favor me ajuda!!!!!!
jA tentei varias vezes não sei o que acontece varias tentativas e nada bom!!!!!
[Translate]