Costelinha de Porco no Shio-Koji e Gochujang

A pasta de pimenta coreana gochujang tem uma cor fabulosa. Se não conhece, experimente. Geralmente é vendida em potes retangulares. Tem uma consistência de goiabada, é bem densa e, apesar da cor, não é tão picante quanto parece. Gosto de usa-la em marinadas e refogados. Já o shio-koji tem a propriedade de amaciar a carne e mudar o cheiro dela além de salgar. É um prato que não dá quase trabalho.

Para cerca de 600 gramas de costelinhas, usei 2 colheres de sopa de shio-koji e um pouco de pasta de pimenta coreana (gochujang). Misturei tudo e coloquei em um saco plástico. Fechei bem e deixei na geladeira marinando por um dia. Quanto mais tempo marinar, mais salgado irá ficar.

Retirei do saco, passei rapidamente por um fio de água só para retirar o excesso e levei para a grelha. Poderia ter levado ao forno mas essa grelha, apesar de não ser charmosa, economiza gás e trabalha bem com porções pequenas. Vire eventualmente e asse em fogo médio.

Comi com arroz e verduras refogadas.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, Prato principal, receita com as tags , , . ligação permanente.

4 Responses to Costelinha de Porco no Shio-Koji e Gochujang

  1. René Zmekhol diz:

    Marisa, esta grelha é o medelo “churrasquita” e tem uma tampa certo ? Existe um site que eu possa comprar shio-koji e gochujang ??
    Bjs

    • Marisa Ono diz:

      É, aquela com tampa, de alumínio, que tem até em supermercados. Shio-koji eu faço em casa, embora me digam que tem no Marukai ou Bueno (não me lembro e também não reparei) e gochujang também tem nessas duas lojas da Liberdade.

  2. Leo diz:

    Olá Marisa, te escrevi há pouco tempo, e continuo na procura de Koji. Você não teria um pouco para vender?
    Preciso começar uma cultura para uma pesquisa. Fiz o teste de geração espontânea em casa.
    Depois de 3 dias começou a se formar o A.O., mas logo desandou para um fungo amarelo esverdeado e alguns
    esporos pretos. Trabalho no ATÁ com o Alex, foi ele quem me falou para procurar na liberdade, mas absolutamente
    ninguém tem.

    Leo

    • Marisa Ono diz:

      Não, Leo, não tenho koji agora aqui em casa e nem tenho como vender. O koji é sensível e pode com muita facilidade passar do ponto, tornando-se impróprio para o consumo, podendo causar intoxicação ou reação alérgica.
      E acho difícil que alguém tenha. As empresas não cedem seus kojis, por motivos óbvios.
      Se não quiser tentar a contaminação expontânea, a opção é comprar os esporos da Gem Cultures nos EUA ou em alguma empresa no Rakuten do Japão.

Os comentários estão fechados.