Mentaiko Spaguetti

Os japoneses adoram massas. E hoje em dia o espaguete é algo internacional, assim como a pizza. Sei que muitos italianos e descendentes não gostam muito da ideia. Mas porquê não aceitar que exista uma pizza italiana, outra americana, a brasileira? Os japoneses foram combinando coisas conforme o gosto e a disponibilidade deles.

Mentaiko é ova de bacalhau (cod, como traduzir?) salgada e temperada com pimenta. Ganhei há algum tempo um pouco, sei que está entrando no Brasil, mas não sei onde vende. Vem congelado, em um saco plástico. São ovas bem pequenas, minúsculas.

A receita não poderia ser mais simples. Para cada porção de espaguete, use 1 colher (rasa) de mentaiko e outra de manteiga (ou mais, se for da opinião de que manteiga só melhora o prato). Eu misturei um pouco de kombu-cha (não confunda com aquela bebida que virou moda nos Estados Unidos, é outra coisa; é alga kombu em pó). Misture tudo com espaguete cozido ainda quente. Sirva e enfeite com 1/2 folha de alga nori cortada em tirinhas finas.

Não tentei nenhuma substituição. Não sei como ficaria com botarga (ovas de tainha) ou ovas de atum, por exemplo.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, massas, Prato principal, rápido, receita com as tags , . ligação permanente.

3 Responses to Mentaiko Spaguetti

  1. Thelma diz:

    Marisa, sou fã do seu blog (e sua, né?), é uma alegria encontrar novos posts.
    Meu pai adora macarrão (normalmente spaghetti) com ovas de arenque defumado.
    Ainda hoje, aos 90 anos, ele sempre pede que a gente compre os arenques no Mercadão para ele preparar as ovas. O macarrão ele deixa para minha mãe preparar, mas as ovas são sempre com ele…

    Um abraço

  2. christopher diz:

    Queria muito encontrar ovas de tainha para tentar fazer um karasumi mas quem disse que se acha!
    Adoro esse spaguetti, tem uma mistura pronta que é uma mão na roda!
    Não sei se é encontrado na Liberdade.

    • Marisa Ono diz:

      Ih, pelo que sei as ovas de tainha estão sendo mandadas diretamente para as fábricas de botarga ou para o exterior, pagam bem, assim como os fígados do tamboril. Com um pouco de sorte encontro ovas de atum a um preço exorbitante.

Os comentários estão fechados.