Há algum tempo fiz um falso frango frito com tofu congelado. Desta vez foi um peixe. À primeira mordida, a ilusão de peixe é grande, por conta do cheiro marinho da alga nori. Mas a textura, apesar de úmida, é esponjosa. Mas mesmo assim, é gostoso. O tofu congelado vira uma esponja que absorve quase tudo que colocar nele. Então, sinta-se livre para testar temperos.
Congelei um tofu (queijo de soja) em fatias grossas, sobre uma assadeira. Depois de dias, descongelei e espremi levemente entre as mãos, com cuidado, para não esmagar. Quando o tofu congela, a água se expande e muda a textura dele. Literalmente parece uma esponja. Cortei em fatias mais finas, como se fossem filés de peixe.
Para temperar, usei uma mistura de dashi, shoyu e sal. Se quiser manter uma opção vegetariana, use dashi de alga (kombudashi), por exemplo. Mergulhei as fatias nesse caldo salgado e espremi entre as mãos para retirar o excesso.
Polvilhe com um pouco de amido de milho e cole folhas de nori em cada “filé”. Depois, com cuidado, corte em tiras.
Passe por farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca ou panko (farinha de pão ralado grosso). Frite em bastante óleo quente, até dourar. Sirva a seguir.