Porco ao Gengibre (Buta Shogayaki) do Desespero

IMG_5302

Bem, pausa nos livros, ingredientes, simpósios. Voltando para a cozinha e receitas.

Buta no shogayaki ou porco refogado com gengibre já é rápido e fácil de fazer. Mas a dica aqui é deixar o molho pronto na geladeira (dura um mês num pote) ou congelar porções.

IMG_5294

Para o molho basta triturar no liquidificador um dente de alho, um pedaço de gengibre sem casca (mais ou menos uns 5 cm ou mais, se gostar), 1 cebola média, 1/2 cenoura média, 4 colheres de shoyu, 4 colheres de sake (ou um vinho branco não muito seco, caso não tenha) e 4 colheres de mirim (ou um pouco de açúcar). Depois de bem batido, leve ao fogo em uma panela e ferva em fogo mínimo por 5 minutos. Pronto.

IMG_5295

Para o shogayaki, refogue cebolas cortadas em pétalas em um pouco de óleo, até amaciarem.

IMG_5298

Junte à frigideira fatias finas de carne de porco (prefiro barriga mas funciona com pernil). Refogue até perder o rosado.

IMG_5299

Junte um bocado de molho, que seja suficiente para envolver tudo. Misture e refogue.

IMG_5300

Refogue até ficar bem aquecido. Não deixe secar o molho nem queimar.

IMG_5302

Costuma ser servido sobre uma cama de repolho em tirinhas. Mas nesse dia servi em tigelinhas, acompanhado de arroz e uma salada de pepino.

Não experimentei com frango em tiras, mas creio que ficaria bom. Porco em fatias finas costuma ser encontrado em mercearias orientais (em bandejas, congelado). Pode ser fatiado em casa mesmo, com uma faca bem afiada. Para quem tem fatiador de frios, é melhor congelar a carne primeiro porque o disco aquece demais e cozinha a carne.

Outra versão de buta shoga-yaki eu publiquei aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=3609

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Culinária japonesa, Prato principal, rápido, receita com as tags , , . ligação permanente.

6 Responses to Porco ao Gengibre (Buta Shogayaki) do Desespero

  1. Diego diz:

    Marisa! Gostei muito da dica do molho. Vou fazer é HOJE!

  2. Diego diz:

    Fiz na semana com carne de porco, com frango e já acabou! Dei uma boa exagerada no alho e gostei muito do resultado. Próxima vez já faço para estocar… hahaha

    Obrigado!

  3. Hmmmmmmmmmmmmmmm, deu até água na boca! =]

  4. Aline diz:

    Olá!!estou fazendo pro almoço de hoje!!matar saudades dos tempos de Nihon

Os comentários estão fechados.