Ontem eu estava lidando com um salsão enorme. Geralmente já deixo um tanto refogado, separado em porções, para enriquecer um futuro ensopado ou caldo, guardado no congelador. E no meio da tarefa me dei conta que por aqui não temos o costume de comer salsão refogado; ou vai no molho ou vai na salada. Espero que provem. Tem uma textura crocante, um aroma bom e combina muito bem com carnes. Recomendo cortar em fatias não muito grossas porque é muito fibroso. A carne que vai é pouca. Pense que é mais um item, quase um tempero.
Para 2 pessoas
Cerca de 150 gramas de carne bovina em fatias finas ou tiras. Usei coxão mole, poderia ser alcatra ou patinho
1 ou 2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja)
1 colher de sopa de amido de milho
3 talos de salsão, cortados em fatias de mais ou menos meio centímetro
1 cebola média cortada em pétalas
1 ou 2 dentes de alho triturados
1 pimentão verde médio, cortado em tiras de 1,5 a 2 cm
Shoyu, sal, óleo, amido de milho e óleo de gergelim
Tempere a carne com shoyu e deixe pegando gosto enquanto prepara os vegetais.
Refogue a cebola em um pouco de óleo. Junte o salsão e refogue mais um pouco. Retire da frigideira e reserve.
Misture o amido de milho à carne e refogue em um pouco do óleo. Adicione o alho triturado e espere levantar um pouco de cheiro. Junte a cebola e o salsão, cerca de 1 xícara de água ou caldo de galinha e espere levantar fervura. Adicione o pimentão.
Não cozinhe demais, o pimentão tende a ficar molengo. Dissolva um pouco de amido de milho em água fria e adicione ao refogado. Se preferir um molho mais denso, adicione mais, se preferir mais fluido, menos. É uma questão de gosto.
Prove, tempere com shoyu, sal e finalize com algumas gotas de óleo de gergelim. Sirva com arroz.
Amo salsão faço muitos coisas com ele até um picles que vi a Kaile Koo fazendo.Marisa eu queria muito que você me ensinasse a fazer fermento,fico deprimida pois não acerto. a mão
[Translate]