Outro dia ganhei um pacotão de 400 gramas de matcha. Matcha é chá verde em pó mas não um chá qualquer. É um chá de qualidade superior, tratado de maneira distinta, de maneira a preservar a cor verde vibrante e o aroma delicioso. Nos últimos anos o Japão aumentou a exportação de seus chás de maneira bem significativa. Ou seja, o chá japonês e o matcha estão na moda.
Tradicionalmente esse chá em pó é utilizado na cerimônia do chá. Mas logo perceberam que rende doces incríveis. Rende bolos, biscoitos, mousses, sorvetes verdes e aromáticos.
Eu acho que matcha combina muito bem com leite e com chocolate. Juntei os dois em um brownie que ficou muito, muito bom. E apesar de estarmos acostumados a comer um doce assim que fica pronto, garanto: no dia seguinte, ficou ainda melhor, com uma umidade boa, melhorando a textura.
120 gramas de manteiga sem sal
150 gramas de chocolate branco
2 ovos
150 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de água quente
3 colheres de chá (cheias) de matcha
120 gramas de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de fermento químico em pó
Ganache
100 ml de creme de leite fresco
200 gramas de chocolate meio amargo (ou ao leite, se gostar de doce bem doce)
Aqueça a manteiga em uma panela, em fogo baixo, até derreter. Desligue o fogo
Adicione o chocolate branco picado e misture até derreter. Se necessário, leve ao banho-maria para derreter completamente.
Espere amornar um pouco e adicione os ovos, um a um, misturando bem.
Junte o açúcar e misture.
Dissolva o matcha na água quente. Passe por uma peneira para eliminar qualquer grumo e adicione ao creme e misture.
Por fim, junte a farinha e fermento em pó.
Despeje em uma forma retangular pequena (uns 30 e poucos centímetros de comprimento por uns 22 cm de largura), untada e polvilhada com farinha.
Leve ao forno aquecido, forno médio, até dourar levemente nas bordas, mas sem secar demais.
Espere esfriar e cubra com a ganache.
Aqueça o creme de leite em fogo baixo até quase ferver. Desligue o fogo. Adicione o chocolate picado e misture até derreter bem.
PS: Gostei do resultado mas acho que ficaria ainda melhor com algumas macadâmias, pela textura. Pode adicionar mais matcha mas acho que 3 colheres de chá cheias são suficientes.