Minha mãe adora biscoitos recheados. Resolvi fazer porque, bem, sou cozinheira e tinha doce de banana em casa. Leva um pouco de tempo, porque a massa precisa descansar na geladeira para firmar mas vale a pena. O resultado é bem melhor do que daqueles comprados prontos.
220 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
2 ovos
2 colheres (de sopa) de mel
1/2 colher (de chá) de fermento em pó
Uma pitada ou duas de sal
460 gramas de farinha de trigo
Doce de banana cremoso ou goiabada cremosa ou alguma geleia bem firme.
Bata a manteiga com o açúcar, os ovos e o mel até ficar bem cremoso e leve. Junte a farinha peneirada com o fermento e misture, até formar uma massa macia. Espalhe em uma assadeira ou bandeja e leve à geladeira por 4 horas ou mais, para firmar.
Pegue porções de massa e coloque sobre um filme plástico. Cubra com outro pedaço de filme e abra a massa, formando uma tira de mais ou menos 6, 7 cm de largura por 30 de comprimento. Espalhe doce no centro, ao longo dessa tira, menos nas extremidades. Com ajuda do filme, dobre a massa sobre o doce, em direção do centro, formando um pacote. Ainda com ajuda do filme, coloque em uma assadeira forrada com papel impermeável, com a emenda para baixo. Feche bem as pontas.
Leve ao forno quente, pré-aquecido, até dourar ligeiramente (as pontas douram antes, o biscoito no geral fica claro). Retire do forno e, com uma faca bem afiada, corte o biscoito em bocados, ainda quente. Deixe que esfriem na própria assadeira antes de guardar em um pote. Duram 2 semanas.