O retalho de atum estava a R$7,00/kg. Eram nacos de carne vermelha de perto da cauda e de outras regiões indefinidas (fica difícil de identificar partes de um peixe retalhado, convenhamos). Logo peguei um bom bocado. Em tempos bicudos, porque não recorrer à velhas soluções? Fazer conservas não é nada novo e uma forma de ter comida a qualquer hora, aproveitando o excesso da estação ou, no caso, o preço bom de um produto. Porquê não dizer que é uma maneira de combater o desperdício e fazer uma boa economia? E sim, tenho uma despensa enorme, com muitos potinhos. Há quem diga que estou me preparando para o Apocalipse mas tudo é material de pesquisa, em última análise.
O primeiro passo é retirar a pele e ossos ou espinhas e cortar em pedaços de mais ou menos 5 cm de largura (ou mais, ou menos, não importa e o formato irregular impede cubos perfeitos).
Em seguida, salguei levemente os nacos de atum e deixei descansando por meia hora na geladeira. Em seguida, passei por água fria. Faço isso para eliminar parte da albumina que, durante o cozimento, irá sair da carne do peixe e formar coágulos. Não é nada ruim, só compromete a aparência.
Encha potes de vidro (preferi pequenos e baixos, por conta da panela onde iriam cozinhar em seguida e pelo volume da porção). Tente não deixar muito espaço vazio no pote. Coloquei um pedaço de alho no fundo do vidro, para temperar, é opcional. Despeje óleo, passe uma faca ou um espeto em torno para que o óleo penetre até o fundo e não restem bolhas dentro do vidro. Coloque um pouco de sal em cima de tudo e, se quiser, um pouco de azeite para perfumar. É importante que o peixe fique todo coberto com óleo ou azeite, isso irá protegê-lo do ressecamento e manter a cor e a textura. Feche com a tampa e aperte bem. Sempre use tampas novas, para ter certeza de que a vedação será eficiente. Os vidros podem ser velhos, contato que a boca não esteja lascada ou trincada. Obviamente, os potes devem ser limpos.
Coloque em uma panela que seja mais funda que os potes. Eu coloco um pano no fundo para que os vidros não batam entre si durante a fervura. O pano irá impedir a formação de bolhas grandes. Despeje água até acima da metade e leve ao fogo. Depois de ferver, abaixe a chama e cozinhe por 1:30 horas. Vai ser necessário acrescentar mais água e sempre adicione água fervente. Água fria poderá fazer com que os vidros se quebrem por conta do choque térmico.
Não abra os potes enquanto estiverem quentes porque todo o conteúdo está sob pressão e irá espirrar em você, provocando queimaduras. Guarde depois de frios, em um local fresco e protegido da luz. Dizem que pode ser consumido em um ano, nunca deixei tanto tempo assim. De vez em quando, confira se as tampas estão bem fechadas ou se estão estufadas. Em caso de cheiro estranho, jogue fora.
E então poderá usar atum diretamente do pote em sanduíches, pastas, tortas e até aquela salada de chuchu prosaica vai virar uma refeição e tanto com uns nacos desse atum.
Eu prefiro não usar muitos temperos nessa conserva porque prefiro que fique com sabor suave e seja versátil. Fica a seu critério usar ou não alho, louro, pimenta do reino, etc.
Provavelmente funciona com outros peixes de carne firme ou carnes, embora eu não tenha tentado.
Que beleza de conserva. Pode ser ignorância minha, mas não ando confiando que os “atuns” enlatados atualmente, ao menos os das marcas comuns, vendidos em supermercados, sejam realmente atuns. Mesmo os ditos sólidos estão destruídos, moídos. E o sabor não é o que eu me lembro de ter sido. Nunca pensei que fosse seguro fazer conserva de peixe. Agora só falta achar um precinho camarada. Acho que vale até para sardinha. Feito em casa, tudo é melhor. Obrigada.
[Translate]
O problema da sardinha é a espinha, que vai ficar dura. Posso estar enganada mas ela só irá amaciar na presença de algum ácido (vinagre) ou talvez com um cozimento muito prolongado.
[Translate]
Uau Marisa, amei a ideia de poder fazer o enlatado em casa, sem conservantes,sempre dando dicas preciosas! Obrigada
[Translate]
Marisa, beleza de receita! Obrigado. Fiquei com uma dúvida: depois de os vidros esfriarem, devem ser guardados em refrigeração ou simplesmente no armário?
[Translate]
Podem ser guardados sem refrigeração, de preferência em local longe da luz. De vez em quando confira se a tampa estufou, se está vazando, por exemplo. Depois de aberto, guarde o que sobrar na geladeira e consuma em uns 2 dias.
[Translate]
Obrigada pelo alerta, Marisa.
[Translate]