Me dei conta que estou falhando em relação ao objetivo do blog. Comecei a escrever sobre a cozinha doméstica japonesa mas acabei deixando de lado as receitas mais singelas. Percebi isso outro dia, enquanto comprava sementes. A funcionária que me atendia comentou: “Brasileiro não come muita acelga, acho que não sabe como fazer”. No Japão, a acelga, o repolho e o nabo são vegetais típicos do inverno e são feitos de muitas maneiras.
Para quem não conhece, isso é uma acelga. Escolha as bem fechadas e pesadas, densas. Existem variedades mais alongadas e outras mais arredondadas.
Para esse prato, costumo destacar algumas folhas, cortar a parte do talo em pedaços de 5 cm e depois em tiras grossas. As folhas são cortadas grosseiramente. Deixo essas duas partes separadas. Calculo umas 2 ou 3 folhas por pessoa.
Refogo os talos primeiro, em um pouco de óleo. Quando começarem a amaciar, junto as folhas e deixo que murchem. Soltam um pouco de água. Tempero levemente com shoyu, sal e um pouco de dashi (caldo à base de alga e ou bonito seco) que pode ser o industrializado, em pó ou grânulos. Cozinho até que fiquem macios. Como minha mãe já é idosa, deixo bem macio para facilitar a mastigação e a digestão do idoso é um pouco comprometida. Mas você pode cozinhar no ponto que preferir.
Quebro um ovo por pessoa (ou mais, se gostar muito de ovos) em uma tigela e dou uma misturada de leve. Não gosto de bater os ovos ou mistura-los demais porque a textura fica mas esponjosa depois de cozida.
Despejo sobre a acelga cozida, tampo, abaixo o fogo e cozinho por 1 ou 2 minutos. Evito cozinhar demais e nunca misturo para não quebrar os ovos, formar fiapos.
É servido como um item da refeição, acompanhando o arroz, o misoshiru (sopa de miso), uma porção de conserva (tsukemono) e talvez uma porção pequena de proteína (animal ou vegetal).
E como é uma receita doméstica, existem muitas versões dela. Essa é do meu jeito, do jeito que eu gosto.
Puxa, sabe que um dia desses a vizinha me disse que nunca tinha comido nabo? Talvez não conhecesse acelga também. Fato, não conheço receitas brasileiras com acelga e nabo, só orientais. Ou o curtido de nabo no vinagre, que um descendente de alemães me ensinou.
[Translate]
Pois é. Acho que preciso escrever mais sobre esses pratos bem corriqueiros, do tipo que a gente até esquece que existe de tão cotidiano. O que é vulgar para mim, não é para todos…
[Translate]
uau, que máximo! eu sempre como ervilhas frescas e tortas cozidas com curry e ovos escalfados, mas acelga, nunca pensei, deve ficar deliciosa 🙂
[Translate]
Adorei! Super prático e saudável para o dia a dia!
[Translate]
Pingback: Hakusai Tamago Toji (Acelga com Ovos) | Delícia