Bebida à Base de Leite Fermentado

bebida-lactea

É possivel produzir uma bebida à base de iogurte como o Calpis Water? LP fez essa pergunta por telefone, há algum tempo. Para quem não conhece, Calpis (Cow Piss?) Water é uma bebida popular no Japão, à base de leite fermentado, levemente ácida, adocicada, não-alcóolica e, para muitos, tem gosto de água de mamadeira. É um gosto adquirido e eu cheguei a consumir um litro por dia dessa bebida.

Depois de algumas experiências, cheguei à uma cujo resultado achei satisfatório. Não é Calpis. Mas é uma bebida com sabor que lembra iogurte, mas não é tão denso.

500 ml de leite desnatado

1 frasco de Yakult

O ideal é usar a iogurteira do LP. Aqueça o leite e misture ao Yakult e mantenha aquecido, com temperatura entre 38 e40 graus. As opções, além da iogurteira, são uma garrafa térmica escaldada ou um pote com tampa, dentro de uma Shuttle Chef com água quente. Ou ainda dentro de um recipiente térmico. Mantenha aquecido e tampado por cerca de 24 horas. O leite vai talhar, mas não se assuste com a aparência.

Retire da iogurteira, deixe esfriar e passe no mixer ou liquidificador. Para beber, dilua em água e adoce. A diluição fica à gosto. Eu tentei 1 de leite fermentado para 4 de água. Com menos, achei muito densa. A bebida pode ainda ser aromatizada à gosto ou misturada a suco de frutas.

Share This Post

6 comentários em “Bebida à Base de Leite Fermentado”

  1. Cow Piss? Hahahahaha
    Então combina com o chocolate “Collon”, da Glico.
    Ou com o Asse.
    Gosto de Calpis. No começo estranhei.
    E meus parentes que retornaram ao Brasil dizem sentir vontade de tomar Calpis…
    Vou passar o link da receita, vão ficar contentes.

    Excelente, obrigado.

  2. Muito bom! Testei e ficou excelente. Adicionei algumas gotas de suco de limão e ficou ainda mais parecido com o calpis original. Obrigado pela dica!

  3. Oi Marisa! Eu uso uma receita que vai iogurte natural 1 medida para 2 medidas de açúcar , misturar em uma panela e aquecer até o açúcar se dissolver, depois de frio acrescente 8 colheres (sopa) de suco de limão e 1 de essência de baunilha.
    Acha que acrescentando o suco de limão e a essência à sua receita vai ficar ótimo também !

  4. Oi Marisa! Eu uso uma receita que vai iogurte natural 1 medida para 2 medidas de açúcar , misturar em uma panela e aquecer até o açúcar se dissolver, depois de frio acrescente 8 colheres (sopa) de suco de limão e 1 de essência de baunilha.
    Acho que acrescentando o suco de limão e a essência à sua receita vai ficar ótimo também !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *