Ou iogurte coado ou coalhada seca. Na verdade, prefiro a expressão iogurte coado, mas parece que conhecem mais como iogurte grego. Enfim, são nomes.
Certas coisas são tão perfeitas que é difícil melhorar. Um dedinho a mais e acontece um desastre. Pois bem, acho essa sobremesa perfeita sem mais nada.
Comecei coando iogurte. Se não estiver contando calorias, acho melhor acrescentar um pouco de creme de leite fresco ao iogurte caseiro. Eu coloco em um saco de pano, dou um nó, passo uma vareta e deixo gotejando em um jarro fundo. Cubro tudo com um pano para não ter dissabores com moscas, mosquinhas e moscões. Leva algumas horas para perder soro e ficar denso, cremoso.
Retirado do saco, vai para a geladeira até a hora de consumir. Endurece um pouco, fica com a consistência de um queijo cremoso.
Depois é só modelar uma colherada desse iogurte, cobrir com mel, nozes em pedacinhos e duas ou três gotas de água de flor de laranjeira. Sirva porções pequenas, porque é denso, satisfaz.
Olá Marisa,
Como sempre receitas maravilhosas!!! Adorei!!!
Grande beijo, Irene
[Translate]
É uma coisa muito antiga, variações aparecem no Oriente Médio e Índia. Melhor que danoninho…
[Translate]
Minha vó fazia desse jeitinho, com um pano de coar… esses tempos fiz com um coador de café, com um pires por cima para afastar os bichinhos, e também deu bastante certo.
[Translate]
Ai que vontade! Também adoro essa coalhada seca, ou mesmo cream cheese, com uma coberturinha de geléia de laranja ou de damasco.
[Translate]
Esta semana fiz um sorvete com esse iogurte coado. Publico daqui uns dias. Sorvete macio, sem gordura e sem emulsificante.
[Translate]
Delícia! E parece simples de fazer…
[Translate]