Imagawayaki ou Ooban-yaki

Este doce é muito popular no Japão. Encontrava em lojas tão pequenas que só dispunham de uma janela, por onde se fazia o pedido, pagava e recebia o doce. Também podia ser comprado na praça de alimentação de lojas de departamento, em barracas, vans. Em Hamamatsu (Shizuoka) havia uma loja que fazia uma versão mini, pouco maior que uma dentada. O recheio geralmente é de doce de feijão azuki, mas existem versões com pasta de fava branca, batata-doce, creme.

Por aqui, não sei porquê, é chamado de kintsuba. Um equívoco, são doces completamente diferentes.

Os meus não ficaram tão bonitos. A forma que ganhei é de alumínio e grudou, foi um custo conseguir discos inteiros. Se for comprar uma forma dessas – tem na Liberdade – compre uma com revestimento anti-aderente. E ainda há a opção de fazer usando uma frigideira e alguns anéis de metal bem untados.

100 gramas de farinha de trigo

1 colher de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de mel

1 ovo

1 colher de sopa de manteiga derretida

2 colheres de chá de fermento em pó

120 ml de leite (aproximadamente)

Misture a farinha com o açúcar e o fermento. Adicione o ovo, a manteiga e o mel e misture. Adicione o leite aos poucos, até formar um creme liso e não muito espesso.

Aqueça a chapa e coloque porções de massa. Em metade delas, coloque uma porção de doce de feijão (anko, koshi-an, tsubu-an) no centro.

Quando a outra metade sem recheio estiver dourada por baixo e quase cozida no centro, vire-as sobre a parte recheada, formando um sanduíche. Deixe um pouco mais para que as duas metades colem e terminem de cozinhar.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , . ligação permanente.

13 Responses to Imagawayaki ou Ooban-yaki

  1. Tamy diz:

    Okonomiyake q vende na feirinha da liberdade de domingo é igual esse Imagawayaki? hehe pelo menos o visual é parecido! hehe
    Adoro seu blog Marisa! =) Sempre aprendo coisas novas sobre a minha cultura! hehe

  2. Maria Cristina Pereira Ono diz:

    hmmm deu vontade, as vezes eu compro na Liberdade um pacotinho que vem com 6 bolinhos assim perecidos, uma massa recheada com esta massinha de feijão azuki, adoro.

  3. Andreia diz:

    Hummmm!
    Lembrei da infância!!!
    Será que consigo fazer anko diet?
    Parabéns pelo blog!

    • Marisa Ono diz:

      Andreia, o açúcar entra como conservante e é responsável pela consistência. Muitos adoçantes também não aguentam muito calor e se usados em grande quantidade, costumam dar um gosto estranho.

  4. Emilia diz:

    Oi, não está especificando nos ingredientes quanto precisa de ovo.

  5. Mariana diz:

    Marisa, vc sabe a receita do recheio de creme? Dei uma procurada no Google e nao encontrei. Obrigada!

  6. Fernanda diz:

    Como se chama o recheio branco que vai nele?
    E mais importante como faz?

    • Marisa Ono diz:

      Recheio branco? Em Hamamatsu é pasta de favas brancas, cozidas, peneiradas, espremidas e cozidas com açúcar. É doce típico da cidade.

  7. Teresa Miyoko diz:

    Marisa gostaria de saber a receita da massa IMAGAWAYAKI pois tenho parentes de não moram no Brasil assim fica muito difícil mandar os bolinho.

Os comentários estão fechados.