Sui Gyoza ou Shuijiao (Gyoza Cozido)

Eu já escrevi sobre gyoza  (jiaozi). Para quem perdeu, aqui estão:

Yaki gyoza (gyoza assado na chapa) 

Ebi gyoza (gyoza no vapor, de camarão)

Guo Tie (gyoza aberto, na chapa)

E o jeito que costumo dobrar os gyozas aqui em casa

Dessa vez, é o gyoza cozido, com uma massa mais grossa, com uma textura que lembra a do udon. Não encontro uma palavra para traduzir a expressão “mochiri”. É aquela textura macia, porém um pouco pegajosa, resistente.  É uma receita com pouco ingredientes. No entanto, e por isso mesmo, não é tão simples de executar. Detalhes fazem a diferença no resultado final.

Eu gosto de comer quente, com molho de soja, vinagre e óleo de pimenta (rayu).

Massa:

200 gramas de farinha de trigo

110 ml ou um pouco mais de água fria

1/2 colher de chá de sal

Recheio

150 gramas de porco picada

300 gramas de acelga

Sal

Pimenta-do-reino

1 colher de chá de gengibre ralado

1 dente de alho amassado

1 colher de sopa de shoyu (molho de soja)

1 colher de sopa de óleo

Cebolinha picada

Primeiro prepare a massa. Misture a farinha com o sal e adicione a água. Talvez seja necessário adicionar mais um pouco de água. Misture até formar uma massa firme. Sove um pouco (uns 5 minutos) e forme uma bola. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos (em dias frios, um pouco mais).

Enquanto isso, prepare o recheio.

 

Bata a acelga no processador de alimentos. Tempere com sal e deixe de lado, irá soltar água. 

Bata a carne de porco no multiprocessador até formar uma bola de massa. Isso vai proporcionar um recheio mais coeso, que não se desmancha.  Adicione o gengibre, alho, shoyu e pimenta-d0-reino e bata mais um pouco. Escorra a acelga picada e esprema entre as mãos, retirando o excesso de água.

No final, em volume, vai ter mais ou menos a mesma quantidade de acelga e carne moída. Adicione o óleo e a cebolinha picada (à gosto) e misture bem.

Sove a massa, dobrando e pondo toda sua força em cima dela. Sim, cansa um pouco. Evite adicionar farinha. Trabalhe a massa até que ela fique bem lisa. Embrulhe e deixe descansar por mais 15 minutos. Achate um pouco, faça um buraco no meio e vá alargando, formando uma rosca. Divida em porções pequenas (cerca de 30, um pouco mais, talvez).

Abra cada porção, recheie e coloque em uma superfície polvilhada com amido de milho ou fécula de batata. Eu costumo abrir um pouco mais grossa que a massa de gyoza assado na chapa. Como fica difícil dizer o quanto, digamos que da espessura de umas 4 ou 5 folhas de papel.

Ferva 2 litros de água. Adicione os gyozas de uma vez. Mantenha o fogo alto até que a água volte a ferver. Adicione então 1 xícara de água fria e abaixe o fogo. Sim, esqueça tudo o que aprendeu sobre cozinhar macarrão, gyoza é outra história. Essa técnica costuma ser aplicada no udon e no soba. Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire com uma escumadeira e sirva.

Quanto à porções, se for para comer só isso, eu diria que serviriam 2 pessoas. Se for como entrada, até 6 porções.

E existem outros recheios. O mais curioso (e que ainda não experimentei) é o de salsão picado com ovos mexidos.

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, massas, receita com as tags , , , . ligação permanente.

13 Responses to Sui Gyoza ou Shuijiao (Gyoza Cozido)

  1. Ludmila diz:

    Olá leio esse site sempre mas eh a primeira vez que comento acho ele um ótimo lugar para obter inspirações para sair um pouco da rotina do arroz e feijão e preparar coisa diferentes aqui em casa … mas estou com duvida com essa receita… o recheio com a carne de porco não é fervida??

  2. Lily diz:

    Receita maravilhosa!
    Este blog de culinária é meu favorito, o único que ensina receitas orientais de forma bem precisa e prática.

  3. Margarete diz:

    Marisa, você sabe me informar se posso preparar os gyozas e congelá-los prontos? Em caso positivo com quanto tempo de antecedência você recomenda descongelar? Outra coisa, se eu preparar no mesmo dia pela manhã, para usar a noite é possível manter na geladeira? Obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Margarete, esse Sui Gyoza podem ser requentados na frigideira depois de cozidos e também podem ser congelados, mas é preciso congelar logo que são modelados. Para descongelar, cozinhe-os diretamente na água quente, sem descongelar. Quanto a quanto tempo pode ser mantido no congelador, não sei. No entanto, isso não funciona para todas as receitas de gyoza. As outras receitas ficaram molengas, perderam textura, ficaram muito ruins.

  4. Andrea Yamasaki diz:

    Oi, tenho uma duvida desde a epoca em que morei no japao. Ia muito aos restaurantes que vendia guioza e nesses lugares sempre tem aquele oleo, acho que rayu com um monte de bolihas que fazem quase uma massa no fundo no recepiente, o que seriam essas bolinhas? aqui no brasil vou muito no Aska e la tambem tem esse oleo apimentado com um monte de bolinhas dentro. Voce sabe me informar o que seriam essas bolinhas? Obrigada

    • Marisa Ono diz:

      Andrea, Rayu é óleo de pimenta. Se faz despejando óleo muito quente sobre pimenta vermelha seca, triturada. As “bolinhas” podem ser sementes de pimenta.

  5. karina dubuc diz:

    Oi Marisa. Ontem tentei fazer wonton com uma massa adquirida na casa de produtos orientais aqui em Londrina, mas não deu muito certo não. Comprei a massa de rolinho primavera pra testar e a massa de pastel. Uma ficou muito mole depois de cozida na panela de vapor de bambu, mesmo forrando com folhas de repolho pra não ficar em contato direto com as gradinhas. A outra ficou grossa e não cozinhou. Como ficou muito bom o recheio, acabamos comendo mesmo assim, mas eu queria saber se a receita sua de wonton ou de gyoza pode ser usada para cozimento na panela de bambu, ou se vc indica alguma outra massa que possa ser dobrada no formato dos wontons ou dos gyozas e que fique firme depois de cozida no vapor deste tipo de panela. O recheio que usei parece esse ai de cima mas no lugar da acelga usei repolho bem picado, e também molho de ostra, saquê, vinagre de sushi, uma pitada de açucar mascavo, shoyu, óleo de gergelim e camarão processado. O sabor ficou ótimo mas o aspecto me deixou desanimada. O que vc sugere de massa? Obrigada.

  6. Vera diz:

    Pode se preparar Gyoza com nata de soja?

Os comentários estão fechados.