Shoyu Yakisoba

Eu estava com vontade de comer um yakisoba, mas não como costumam fazer por aqui, com muito molho. Queria exatamente o contrário, queria um que fosse seco, refogado. O problema é que as massas para yakisoba que encontro não me agradaram. Então parti de uma massa fresca e uma técnica diferente para cozinha-la. Esse macarrão passa por um cozimento no vapor, de maneira que a massa fique gelatinizada, com uma textura mais firme, já que ela cozinha sem absorver água.

Escolhi dar um sabor de shoyu porque é um molho que pode ser encontrado em quase todo o país. No Japão é mais comum o uso de um molho adocicado, aromatizado com cravo e noz-moscada.

Para a massa, usei a que fiz para o Tantan Men:

http://marisaono.com/delicia/?p=2861

Escaldei por 30 segundos em água quente. Foi só para que ela ficasse um pouco maleável. Escorri e lavei com bastante água fria. Escorri novamente, reguei com óleo, misturei bem para que os fios ficasse cobertos com óleo. Em seguida levei para cozinhar no vapor. Eventualmente revolvia com cuidado, para que todos os fios cozinhassem. Quando estavam cozidos (isso é, sem gosto de farinha crua, sem ponto branco no centro), retirei da panela, espalhei em uma assadeira e deixei esfriar. Essa massa pode ser guardada na geladeira por 2 dias.

Para preparar o yakisoba é simples: reguei com um pouco de shoyu, misturei e provei. Deixei que absorvesse por meia hora, mais ou menos. Enquanto isso preparava os demais ingredientes: carne fatiada bem fino, cebolas em pétalas, broto de feijão (moyashi). Refoguei os brotos usando a técnica que expliquei aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=4544

Retirei da frigideira, refoguei a cebola e a carne (que temperei com um pouco de shoyu) e também reservei.

Refoguei o lamen cozido no vapor, até ele começar a ter pontos dourados e estar bem aquecido. Adicionei os ingredientes reservados, aqueci e servi. Umas gotas de óleo de gergelim podem ser usadas para aromatizar, assim como cebolinha picada.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, massas, Prato principal, receita com as tags , , . ligação permanente.