Colhendo Broto de Bambu

Takenoko

Hoje saímos da cidade e fomos a um sítio próximo do distroto de Warta, colher brotos de bambu. Já não haviam tantos assim e o receio de que chovesse, nos fez ir neste domingo, pela manhã. Esse broto é do mesmo daquele que apresentei outro dia.  Ainda não sei que espécie é.  O bambuzal é bem fechado, cada bambu chega a ter vários metros de altura, como mostra a foto abaixo.

Bambuzal

E a colheita foi boa… Creio que conseguimos tirar 22 brotos (divididos em 3 veículos), para consumo e dar para os parentes. Para não carregar lixo desnecessário, limpamos os brotos por lá, mesmo. Para quem pensa em colher esse tipo de broto, aviso que é melhor levar um facão, luvas de borracha e ir de camisa de manga comprida. Ele todo é coberto por uma penugem irritante. E, como podem ver, um canivete não daria conta de corta-lo da base… 😀

Takenoko limpo

E, que quebra, também colhemos gengibre novo e abacates… E todo meu conhecimento, se mostrou inútil no meio do mato. Não reconheci um abacateiro à uma distância de 50 metros e não sabia que se comia folhas novas de picão…

Shin-shoga

Bem, a coisa não terminou aí. Voltamos para casa, tomamos banho para nos livrarmos da penugem do bambu e, enquanto eu lavava o carro, a mãe fatiava e tirava o amargor do takenoko. Bem, ela se divertiu muito, mas eu confesso que estou cansada…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, Culinária japonesa, curiosidades com as tags , , . ligação permanente.

36 Responses to Colhendo Broto de Bambu

  1. admin diz:

    Viu o facão dela? Mandou ver, sem dó nem piedade.

  2. admin diz:

    Segundo o Norio da comunidade de Comida Japonesa do Orkut (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=65508&tid=2513497711540670019&na=2&nst=9),
    o bambu em questão é Dendrocalamus giganteus, conhecido como Bambu Gigante ou Balde.

  3. Berenice Stankovits diz:

    Um amigo chines pretende, em um sitio que comprou, colher e processar broto de bambu, porém, quer informações sobre o preparo do broto para uso em culinária: Como tirar o amargo, preparo em refeição e conservas.

    • Marisa Ono diz:

      Pelo que entendi, a intenção dele é processar o broto de bambu para comercialização. Infelizmente, eu não conheço as exigências da Anvisa. O Serviço Brasileiro de Respostas Tecnicas informa sobre o processo de conservação, mas para efetuar a busca no banco de dados é preciso estar cadastrado.
      Quanto ao amargor, varia muito de espécie para espécie. O moosoo, menos amargo, requer apenas cozimento com farelho de arroz ou trigo. Outras espécies precisam de uma solução alcalina para neutralizar o veneno.

  4. Carol diz:

    Olá, gostaria de saber em que local é essa plantação.

  5. joana diz:

    amei comer broto de bambu, eu nunca tinha esperimentado e gostei.

  6. Carlos Alberto diz:

    ganhei brotos de bambu mas não sei que parte do pedaço de ganhei posso usar.

    • Marisa Ono diz:

      Toda parte que seja macia o suficiente pode ser usada. É como palmito, se estiver fibroso e duro, descarte.

      • Marisa Ono diz:

        Isabel, existem milhares de receitas de receitas de massa de pastel. A qualidade da farinha conta muito. Eu sugiro usar farinha própria para massa de pastel. Atacadistas como o Atacadão e Makro comercializam, em sacos de 5 kg. Gordura também ajuda na massa crocante. Para as bolhinhas, um pouco de álcool (pinga, vodka, etc). E é preciso passar pelo cilindro, para que a massa fique lisa e ligeiramente folheada. Tempo de descanso, quantidade de água, podem alterar muito na qualidade.

  7. Miguel diz:

    minha mãe acaba de colher o broto de um bambu, mas ela não sabe como prepara-lo, você poderia nos ajudar?

  8. Cristina diz:

    Ola Marisa. Sempre vejo o seu blog. Tem cada coisa maravilhosa. Qm me dera ter a metade da sua paciencia e do carinho. Sempre lia seus comentarios na comunidade do Claudio Sampei. Bem, Que lugar de londrina, Ja q tenhos varios parentes por la,, Tem parentes com sobrenome Takagashi? Suzuki? ou Moriyama? qq coisa me conte.. te admiro demais. Bjos e inte mais…

    • Marisa Ono diz:

      Suzuki é um sobrenome muito comum na região de Shizuoka. Não, não tenho parentes nem Takahashi nem Suzuki, pelo que me lembro.

  9. Cristina Imoto diz:

    Marisa!
    Porisso q te admiro…

    A sua agilidade em responder a tds com tanta dedicaçao, me faz com que eu revire este blog. Pois acredito q nao vi tudo ainda…
    Obrigada!
    Continue sempre com esta dedicaçao…

  10. Márcia diz:

    Qual a melhor época para se colher o broto de bambu?

    • Marisa Ono diz:

      Depende do tipo de bambu. Uma espécie (não em lembro qual) começa a brotar no mês que vem, outra só em outubro e há uma espécie mais tardia.

  11. Claudia Barros diz:

    Poderoa me explicar como tirar o amargor do broto de bambu, me ensinaram a ferventar com arroz, tira, mas ele fica escuro, queria saber como deixar ele branquinho, obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Claudia, ontem mesmo colhemos brotos de bambu. Não ficaram escuros. Mas se esse é o problema, basta aferventar novamente com água e um pouco de vinagre.

  12. Alex Gonçalo diz:

    Prezada Marisa,
    Aqui deixo uma pequena história culinária…
    .
    ####Brotos de Bambu####
    .
    Há muitos anos atrás (+ d 30 anos), no Rio Grande do Sul, quando minha mãe ainda era viva e eu um garoto adolescente, não me lembro mais, se chegada de uma viagem de São Paulo ou Curitiba com nosso pai, ela trouxe para casa uns brotos de bambu para preparar uma receita.
    .
    Bem, aquilo foi total novidade para nós – comer bambu, e eu e meus irmãos ficamos na expectativa se seria possível ser agradável comê-los…
    .
    Mamãe, sempre que queria ou estava disposta, tinha mãos de fada na cozinha, e não foi diferente daquela vez…
    Ela nos serviu um refogado com carne suina e os brotos de bambu fantasticamente delicioso. E a família toda naquele instante (da primeira garfada) já queria saber quando teriamos novamente brotos de bambu num futuro almoço (naqueles dias, no Brasil, ainda todos reuníamos para o almoço em família). Acontece que nunca mais tivemos brotos de bambu em nossos pratos.
    .
    Pois não é que dias desses, numa feira livre popular de domingo, no bairro butantã – São Paulo, tinha um verdureiro vendendo brotos de bambu (primeira vez que tinha pois eu vou seguido nessa feira e nunca teve antes). Não tive dúvidas comprei três brotos tenros e bonitos. Uma cliente de origem japonesa, ao ver meu interesse, me sugeriu um tipo de salada com eles. Porém, eles já tinham um destino certo… revogado com cubinhos de porco – antiga, amorosa e renascida receita da mamãe.

  13. gilvani diz:

    Olá, pergunta

    Todos os bambus são comestiveis, tenho várias moitas de bambus em minha região, mais não sei se posso come-los

    Obrigado

    • Marisa Ono diz:

      Pelo que sei, todos vão conter mais ou menos toxinas. As variedades mais consumidas certamente conterão menos. As que são mais tóxicas exigirão cozimento prolongado e talvez a adição de cinzas ou bicarbonato para neutralizar o ácido cianídrico.

  14. Regina diz:

    Bom dia, sra. Marisa. Adorei tudo que li aqui. Gostaria de saber qual é o melhor bambu comestível, por favor. Muito obrigada pelos ensinamentos.

    • Marisa Ono diz:

      O hachiku e sanchiku costumam ser comidos sem tirar o amargo. Por exemplo, podem ser assados sobre a brasa, com as cascas, embora eu prefira ferver por 20 minutos.. Já o mooso precisa ser bem cozido. Recentemente contaram-me sobre um caso de intoxicação com broto de bambu, a pessoa tentou comer crua e sentiu dificuldade para respirar.

  15. fabiano diz:

    Eu li em um manual do exército brasileiro que só é necessário ferver duas vezes o broto do bambu, mas, também assisti ao vídeo de um sobrevivencialista no youtube e ele aconsselhou a fever 3 vezes e utilisar bicarbonato de sódio juto na fervura isso procede?

    • Marisa Ono diz:

      Eu digo que depende. Depende da variedade, depende de quanto tempo foi colhido. Existem variedades que possuem menos toxina e que podem ser comidas assadas. Basta colocar sobre um braseiro com casca e tudo. Se foi colhido há algum tempo, dizem pode aumentar a quantidade de toxina, porque ela aumenta com a exposição do sol. Dependendo da variedade, 20 minutos de cozimento em muita água já é suficiente.

  16. daniel diz:

    marisa diga para todos que na hora de ferver é só acresentar bicarbonato de sodio em apenas duas fervura se elimina o amargor ok.wakata

    • Marisa Ono diz:

      Daniel, eu nunca usei bicarbonato. Tenho pego brotos que têm pouco amargor e basta ferver por uns 20 minutos. Alguns, nem isso, podem ser assados com casca e tudo e comidos. Depende muito da variedade.

  17. Lucas diz:

    Passando apenas para dizer que vi o blog pela primeira vez, parabens para a mantenedora do mesmo e tambem para os que visitam e deixam comentarios.
    A estória do Alex muito saudosa.
    Um abraço

    lucas

  18. Amei os comentarios, tenho no filho um amamnte do broto de bambu , mas sempre receei pegar por medo de preparar…agora com as dicas…bem , a feira que me aguarde rsrsrsr.
    Parabens..e obrigada…

  19. Juliana diz:

    Olá, gostei muito do que li aqui. Muito interessante, venho buscado saber bastante sobre o consumo do broto de bambu. Mas tenho uma pequena dúvida, o líquido q fica onde foi fervido o broto pode ser consumido? Pois já me falaram que faz muito bem a saúde!

  20. bom dia marisa ono, a senhora produz takenoko, ou sabe onde posso encontrar sou de curitiba parana, grato, aguardo noticias.

    onegai shimassu.

    doomo arigato

    • Marisa Ono diz:

      Não, não cultivo, Valdevir. Eu só colho e consumo. Não tenho muita ideia de como é o plantio nem sobre onde encontrar em Curitiba. Talvez consiga informação com a Emprapa, por exemplo.

Os comentários estão fechados.