O primeiro episódio de azia do qual me lembro ocorreu poucos minutos após eu comer o meu primeiro donut. Madrugada num vôo econômico com meia dúzia de escalas e conexões entre Nova Iorque e San Francisco num longínquo e gelado dezembro de 1976. Talvez um prenúncio do que seria o estilo Gol de voar: uma comissária cansada literalmente atirando rosquinhas embrulhadas em celofane no colo dos passageiros, à guisa de refeição.
Por todo aquele inverno, a despeito da azia iminente, consumi irresponsavelmente uma montanha deles. Eu gosto de doces. Eu gosto de frituras. Ora, um doce frito parece uma formula perfeita que o diabo inventaria caso me quisesse como inquilino.
Muito desapontado com os indecentes donuts de quiosques (e um que inadvertidamente comi no Extra enquanto fazia compras, e que carinhosamente apelidei de rosquinha-de-satanás, com duplo sentido), adaptei essa receita bem fácil que resulta numa quantidade de donuts pra nenhum Homer Simpson botar defeito.
Costumo usar a máquina de fazer pão como masseira (excelente fim), mas qualquer batedeira que tenha pás para massas densas, ou mesmo sova manual vai apresentar o mesmo resultado final.
– 1 xícara de leite (240 ml)
– 5 colheres de sopa de açúcar (65g)
– 1/2 colher de chá de sal(2g)
– 2 ovos
– 5 colheres de sopa de manteiga ou margarina (75g)
– 1 colher de chá de essência de laranja ou baunilha (opcional)
– 4 xícaras de farinha de trigo (500g)
– 2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo (ou 1 tablete pequeno de fermento fresco)
– 1 colher de chá de melhorador de farinha (opcional)
Ponha os ingredientes na cuba ou na tigela pela ordem acima e ligue a máquina. Dê uma espiada depois de 5 minutos e veja se a massa tem a consistência desejada: mais macia que pão mas não grudenta (1). Corrija com bocadinhos de farinha caso ela esteja muito mole. Não precisa sovar com muita paixão e nem deixar a batedeira ou a máquina torrar meia Itaipu em energia elétrica. Ajeite a massa na cuba/tigela , cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora e então verifique se a massa dobrou mesmo de tamanho. Caso contrário, deixe mais uns minutos (2).
Enfarinhe levemente uma superfície, retire a massa da maquina, ajeite em uma bola e parta-a em duas para facilitar. Polvilhe farinha e abra com altura entre 1/2 cm ou um pouco mais mas nunca mais que 1 cm.(3, 4 e 5).
Corte com o cortador de donuts ou use alternativamente dois copos (no caso, um de uísque, por exemplo, para as bordas, e um de vodka ou licor para o centro, 6, 7 e 8 ). Rejunte as aparas e abra a massa de novo. A forma toróide, ou de “rosquinha” faz sentido na hora de fritar para que a massa não fique crua no centro. Se quiser fazer como sonhos, deixe a massa mais fina e o óleo menos quente.
Ponha os donuts cortados em uma bandeja polvilhada e deixe crescer por uma 1/2 hora ou até que quase tripliquem de espessura (9). Faça a cobertura abaixo enquanto a massa cresce.
Aqueça o óleo a uma temperatura menor que a habitual para frituras – 170°C – (teste com um pedacinho da massa: não deve borbulhar muito) e com uma espátula vá colocando os donuts, poucos por vez, e virando até que estejam corados. Escorra e ponha em muito papel absorvente.
Deixe esfriar completamente numa grade antes de por a cobertura (10 e 11).
Cobertura (ganache).
– 300g de chocolate meio amargo picado.
– 250g de creme de leite espesso. O de caixinha para chantilly com 35% de gordura é bom (Parmalat de caixinha cor-de-rosa). Ou use o fresco (ui!). Se for usar porcaria bagaceira “light” de 17% estilo Batavo ou Shefa, só acrescente 125 g ao chocolate.
Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas e bata levemente com o creme de leite. Mantenha aquecido.
Mergulhe o topo dos donuts no chocolate (12). Se quiser, polvilhe castanhas, confeitos ou granulado (13).
Espere esfriar completamente antes de servir para o chocolate ficar firme.
Alternativamente você pode polvilhar com açúcar de confeiteiro misturado com canela (14, inclusive cortei algumas rosquinhas em menor tamanho), ou pincelar geléia, fondant ou o que lhe der na telha (com doce de leite em barra amolecido com um pouquinho de água…hmmm).
Quase todas as receitas de donut caseiro que vi ao longo dos anos pediam fermento químico por motivos práticos e que as fazem semelhantes ao prosaico bolinho-de-chuva. As com fermento biologico são infinitamente superiores ao meu ver, embora ambas exijam de mim uma dose de ENO geladinho para acompanhar. Muitas pedem uma marca obscena de noz-moscada ou baunilha.
Eu particularmente não gosto muito de exagerar nesses perfumes. Noz moscada em excesso faz qualquer coisa ter gosto de gaveta de avó.
O negócio divertido é dar um toque diferente. Use o sabor que lhe convier na massa e na cobertura guardando as proporções dos ingredientes acima.
Qualquer dúvida é só perguntar!
LP
Gostou dessa receita? Talvez queira conhecer o donuts okinawano
Lindo post! Estou babando aqui.
Mas, apesar de adorar donuts, vou passar essa rodada. Costumamos comer frituras e peixes grelhados fora de casa, para não ficar com o cheiro da gordura hospedado por aqui durante um mês… apartamento é complicado.
Donut de chuva ninguém merece, mas é bem comum, não? Até a padaria aqui da esquina comete esse pecado. (BTW, a padaria da esquina de casa merece um post de blog, tamanha a quantidade de coisas bizarras que se pode encontrar lá, como um “alfajor” com 1,5 cm de doce de leite entre dois sequilhos gigantes)
E acho que descobri quem disse à Marisa que a lavanda da Body Shop tinha cheiro de penteadeira de avó…
[Translate]
Myrna, eu e LP a-do-ra-mos ir a lugares assim e experimentamos de quase tudo. Até LP está pensando em criar uma categoria, para falar das coisas pavorosas que comemos e de produtos que compramos. Em alguns casos, rende uma boa experiência. Em outros, só risadas e um certo constrangimento…
Sim, LP vive me “gongando”. Ele não gosta de lavanda e tem uma série de definições pouco convencionais. Mas, intimidade é isso. Não dizem que amigo é aquele que conhece todos os nossos defeitos e nos amam, mesmo assim?
PS: a última gongada foi há duas semanas. Falei em estilo de vestir e ele definou o meu: “estilo de quem lavou a roupa e resolveu usar o que estava no varal”.
[Translate]
KKKK vou passar o endereço. Tem coisas bizarras na padaria e também rua acima, aqui em casa, hihihi!
É verdade, os amigos são para isso mesmo.
E parece que temos o mesmo estilo de vestir! Umas vezes pego do varal, outras da secadora. Eventualmente, em dias de festa, do guarda-roupa.
[Translate]
Ainda sobre coisas bizarras, você já visitou o blog do Jô, no Estadão? http://blog.estadao.com.br/blog/jo/
Ele tem a seção “Não, obrigado… sério mesmo”. Ele é ótimo.
[Translate]
Olá,
gostaria de parabenizá-la pela página.
Sou uma grande amante dos Donuts, mas infelizmente eles não mais vendidos em brasilia, a não ser por umas padarias que fazem uns horriveis com massa de sonho, duros e nada saborosos.
Já havia experimentado várias receitas de Donuts antes, vivo buscando na net e cada vez que encontro uma diferente eu tento.
Primeiramente o que me atraiu na sua página foram as fótos passo-a-passo. Já dá aquela animada, não tem erro.
Fiz metade da receita. a massa cresceu rapidinho, pra minha surpresa, não ficou com gosto de fermento e suuuper fofinha, renderam 16 Donuts e eu ja comi quase todos.
Estou muito feliz
Obrigada
vou divulgar a página aos meus amigos.
Abraços
[Translate]
Olá, Nana. Mas o mérito dessa receita em específico é do Luiz Paulo, que chamo sempre de LP…
[Translate]
Oi Marisa, amo donuts e amo cozinhar,inventar e testar coisas novas…SIMPLESMENTE MARAVILHOSA A RECEITA DESSAS ARGOLINHAS DOS DEUSES…Engordei algumas gramas…hahahahaha. Meu caçulinha de 10 anos é diabético e adaptei alguns ingredientes para ele poder comer também…Beijos adocicados no coração.
[Translate]
Obrigada, Enedina. Fico feliz quando alguém testa alguma receita, porque cozinhar faz bem. E cozinhar para quem se ama é melhor ainda.
[Translate]
Parabéns pela receita e ótimas ilustrações… Pretendemo fazer a receita na máquina de pão, a minha é da Philco. Porgentileza, qual o programa (ciclo) usado para preparar a massa? Obrigada 😀
[Translate]
Eu não conheço a máquina da Philco. A minha tem um ciclo próprio só para bater e fermentar uma massa, sem assar.
[Translate]
minha massa ficou super molinha ):
tentei sovar manualmente, mas desisti :/
[Translate]
BEM OLA
GOSTARIA DE SABER COMO COLOCO O RECHEIO NO CENTRO DOS DONUTS…
OBRIGADA.
[Translate]
Eu recheio com um saco de confeiteiro e bico redondo e pequeno. Faço um pequeno corte com uma faca estreita e espremo o recheio dentro.
[Translate]
Adorei a receita, tentei fazer aqui, mas não saiu como o esperado.
A massa ficou muito elástica depois de bati na maquina de pão e fui abrir ela, ao abrir ela sempre estiva e voltava ao tamanho original, não sei o que pode ter dado errado.
Deixei a massa batendo uns 30min na máquina de pão, foi pouco tempo?
Outra coisa, quando fui fritar algumas roscas (na verdade tive que fazer na forma de sonho pq a massa ficou muito mole) deram ao no meio quando fritei.
O gosto ficou mais parecido com bolinho de chuva do que com donuts.
O que será que errei na receita? =/
[Translate]
A receita dos donuts foi publicada pelo meu amigo LP. Como ele explica, a quantidade de farinha pode ser ajustada, contanto que a textura seja macia sem ser grudenta.
A minha máquina de pão tem ciclos de 15 a 20 minutos, apenas. E eu acho suficiente.
[Translate]
Olá, gostei da sua receita e das ilustrações.
Conseguiu me convencer a fazer, embora eu não tenha o menor jeito para frituras, hoje mesmo me queimei tentando fritar batatinha, rs.
Uma pergunta, é possível congelar os donuts? Como devo proceder? Frito antes, mas deixo mais branquinho?
[Translate]
Nunca experimentei congelar donuts. Mas se fosse congelar, fritaria antes, sim. O fermento não resiste a baixas temperaturas.
[Translate]
Ok, obrigada. Fiz 1/2 receita e ficou ótimo.
Recheei com creme, iguais aos sonhos e comemos (meu marido e eu) ontem mesmo, quase meia noite.
Separei 1 para congelar.
Abraço,
Cíntia
[Translate]
Oi Marisa , tudo bem ?
tenho uma duvida quanto a receita , eu não possuo a maquina , como eu faria ela normalmente ?
eu tinha pego uma receita de donuts e a minha massa nao ficou macia , ficou meio durinha .
eu posso fazer essa receita sem a maquina ? ou ha alguma alteração ?
[Translate]
A máquina tem a praticidade de sovar sem esforço. Se tiver uma batedeira com gancho para massas pesadas, também funciona. Se não tiver nem uma nem outra, o jeito e sovar muito, à mão, até a massa ficar lisa, elástica, a ponto de poder ser esticada sem rasgar. Quanto ao fato de ficar dura, também tem a ver com a quantidade de líquido. Isso varia um pouco conforme o clima – tivemos essa seca prolongada – e é preciso fazer ajustes na maioria das massas. Para um pão macio, é preciso uma massa macia.
[Translate]
Eu não possuo a batedeira , então só me resta a opção de sovar muito
mas mesmo assim , muito obrigada Marisa, vou tentar fazer (:
[Translate]
Oi, Marisa!! Estou lendo seu blog há dias, é excelente. Parabéns!
Achei uma receita sua de donuts, lááááá em 2008 (lembra?) e ela tem iogurte. Como adoro coisas com iogurte e tenho os bichinhos de kefir em casa, sempre dou preferência a receitas com esse ingrediente. Minha pergunta é: há muita diferença dos seus donuts para estes que LP ensina a fazer? Afinal, os seus vc não orienta a deixar crescer depois de modelados, pelo contrário, diz que é pra trabalhar com massa gelada, modelar e fritar. Fiquei na dúvida, então.
INR: quando eu era criança, minha mãe fazia rosquinhas fritas: cobrinhas de massa emendadas nas pontas. Queria ter acesso à receita dela pra reproduzir 🙁
Abraços!!
[Translate]
Clarisssa, a receita do LP é com fermento de pão. Já a receita que publiquei é com fermento químico. São massas diferentes, técnicas e resultados diferentes. No Japão eu via os do LP sendo vendidos como donuts e os meus como “old-fashioned donuts”. Enfim, ambos são rosquinhas. Essa receita de iogurte rende uma rosquinha do tipo “bolinho de chuva” sequinho.
[Translate]
Se eu morasse com LP, o diabo ia me aceitar como inquilina mais rapidamente…:-)
Parabéns para os dois, grande dupla de amigos e cozinheiros dedicados.
[Translate]
Olá acabei de fazer a massa que ficou otima!!! A unica coisa que fiz de diferente foi colocar mais uma xicara de farinha, pois minha xicara é muito pequena! Obrigado pelo site!!!!!
[Translate]
Sabe aquela cobertura transparente que leva o Donuts tradicional?
Vai aí a receita!
2 colheres de manteiga derretida (microondas)
2 colheres de açucar de confeiteiro
2 colheres de água
Misture tudo, quando o açucar se integrar a manteiga,acrescente mais 2 colheres de açucar de confeiteiro (Até que o glacê tenha uma consistência viscosa
Prontinho!!!
Agora é só pincelar os donut’s de maneira generosa!!!!
[Translate]
‘amei essa receita de Donuts, mas será que consigo fazer esse Donuts na minha panificadora, se der para fazer na panificadora, qual ciclo eu uso ? Acho que não consigo fazer na mão, por que tenho 12 anos, mas se não der para fazer na panificadora eu tentarei fazer a mão , mesmo sabendo que vou sujar a cozinha e minha mãe vai brigar com eu, kkkk, mas eu amo cozinhar e não para por nada .
Por Favor responda minhas perguntas.
Obrigada !’
[Translate]
ola os meus donuts ficam secos nao ficam fofinhos até crescem bem na fritura mas nao ficam fofos e humidos como os que compramos. como faço
[Translate]
amei essa conversa…abraço bem carinhoso…vou fazer…ecom certesa tbm vou comer acompanhada de um eno ou chá de bordo bem geladinho…
[Translate]
Pingback: .Claudinha ~ » Blog Archive » Donuts
adoro donuts, os meus filhos tambem adoram, e uma receita facil de fazer e rapida.
[Translate]
Pingback: Donuts « Cat, Le Chef
La vou eu me aventurar em fazer. Como sou inexperiente me parece meio complicado, mas é de desafios que se vive a vida, né?
[Translate]
Eu gostaria de saber se a massa só se faz nessa máquina ou pode ser na mão mesmo, porque algumas receitas não sei da mesma forma se for na mão. Obrigada!
[Translate]
Essa receita é do Luiz Paulo. Pelo que sei, a máquina é bem mais eficiente que a mão para sovar massa, centenas de ciclos a mais que o meu braço aguentaria. Pode ser que possa ser sovada à mão, mas garanto que vai cansar.
[Translate]
tem jeito de fazer a massa do donuts amassando com a mão? eu não tenho batedeira, obrigada
[Translate]
Impossível não é, Flávia, mas vai ter que trabalhar bastante a massa até que ela fique muito lisa.
[Translate]
e para quem nao tem a maquina de pao , oque fazer ?
[Translate]
Acho que já respondi a esta questão nos comentários… Sem máquina de pão, se tiver uma batedeira planetária também serve. Senão, sovar na mão por um bom tempo até a massa ficar bem lisa, elástica.
[Translate]
do melhor que se pode encontrar parabens
[Translate]
Oi Marisa eu estou com muito vontade de comer donuts(confesso q nunca comi e fico vendo em filmes ai sinto essa vontade) e o que encontramos na padaria aki em bh não é donuts e sim massade bolinho de chuva e procurando na internet foi a receita mais facil q encontrei agora é só fazer né…..vou fazer a massa na mão não tenho uma maq dessas em casa hehehehehe….adorei esse site bjussss…
[Translate]
AMEI ESTA RECEITA DE DONUTS, ALIÁS SOU COMEDORA COMPULSIVA DESTAS MARAVILHAS DA CULINÁRIA, DONUTSLATRA,NÃO CONSIGO PARAR DE COMER,FAÇO TODA A SEMANA E NEM PRECISO DE MAQUINA NENHUMA É MUITO FACIL FAZER, SO QUE EU GOSTO COM AÇUCAR DE CONFEITEIRO E UM CAFEZINHO HUMMMMMMM DILICIA OBRIGADO POR ESTA RECEITA, TODAS AS PESSOAS QUE EU CONVERSO DIZEM A EU SEI FAZER ESTA ROSQUINHA MAS SABEM NADA IGUAIS A ESTAS SÓ A DA SUA RECEITA…..
[Translate]
A receita é do LP, Cacau. Ele vai ficar feliz com o comentário.
[Translate]
Oi Marisa, fiz sua receita, ficou maravilhosa!! a massa ficou parecendo com a de uma famosa loja de donuts aqui do Japao, fiquei muito contente! Voce ja experimentou assar os donuts em vez de fritar? Sera que da certo??
Bju,
Lu
[Translate]
Não experimentei não, Luciane. Tenho receio que seque, mas se o forno for bom, daqueles que assa bem rápido, talvez funcione. Só que assado nunca fica igual ao frito, mas pode ficar muito bom também.
[Translate]
Olá Marisa, adorei as fotos publicadas, já anima bastante, primeiro comemos com os olhos!
Gostaria de saber sobre a foto número 10, parece que os donuts estao sendo fritos em uma panela rasa(tipo frigideira) e com pouco óleo ? Nao precisa mergulhar os donuts no óleo e deixa los ”nadando” ?
Obrigada
[Translate]
Não, Dani, não precisa, embora eu prefira. Tendo óleo suficiente para que os donuts não peguem no fundo da frigideira, tudo bem. Eu prefiro usar bastante óleo porque a temperatura não abaixa muito quando coloco os donuts para fritar.
[Translate]
Oi, gostaria de saber sobre a quantidade de óleo para fritar nas imagens parece pouco o óleo precisa cobrir o donut
[Translate]
Não precisa cobrir, Elisa, basta ter óleo suficiente para que os donuts não toquem o fundo da frigideira.
[Translate]
Tem como fazer a massa de chocolate do Donuts
[Translate]
Lucienne, eu ainda não fiz com chocolate, mas creio que funcione com um pouco de chocolate derretido (e frio) misturado à massa. Ou talvez até mesmo com cacau em pó.
[Translate]
Ola,olha eu fiz a receita varias vezes e nao sei porque nao cresce,na verdade passo a semana toda tentando fazer receitas de paes ou parecidas,que levam fermento biologico mas nenhuma dar certo,elas nao crescem e ficam duras,gostaria de receber ajuda,eu faço td passo a passo tempo e td mas msm assim da errado,ja perdi varias receitas assim é terminar de fazer ir para o lixo,a massa fica sempre pesada.ha eu morro na europa sera q os ingredientes aqui?bom eu acredito q nao pq faço outras receitas com fermento em po royal e da certo mas (FERMENTO BIOLOGIGO) é para o lixo mesmo…meu marido adora donuts.agurdo sua ajuda…
[Translate]
Adriana, para ter uma ideia do que se passa, gostaria de saber qual fermento biológico você usa. Poderia dar o nome, dizer o que está escrito na embalagem?
[Translate]
amei esses donuts,são simplesmente perfeitos
[Translate]
adorei
é mesmo muito bom o donuts!!!!!!
Já comi 3 vezes
feito em casa!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns por ensinar essas receitas deliciosas.
[Translate]
comigo aconteceu a mesma coisa que Adriana, sobro o crescimento, a marca é Fleichmann Fermento biológico seco instantâneo. Também quero saber se pode guarda na geladeira a massa na geladeira.
obrigada. = )
[Translate]
Larissa, massas fermentadas são um pouco complicadas. Dá para guardar na geladeira, bem coberto por umas 24 horas. Mais que isso, já pode prejudicar o sabor, a massa pode ficar ácida.
Costumo usar o fermento biológico da Dona Benta, mas também não tive problemas com a da Fleischmann. Ambas crescem bem em temperaturas acima de 25 graus. Em dias frios, a coisa complica. Quando está muito frio, cubro com um filme plástico e coloco na janela ou em algum lugar que bata sol. Também uso uma tigela de metal, que aquece mais rápido que as de vidro ou plástico. Outra opção é colocar no forno (desligado) com uma tigela cheia de água fervente no piso do forno. Vira uma estufinha.
[Translate]
Pingback: Receitas – Donuts polvilhados com açúcar de confeiteiro | Aquecendo a barriga
Marisa,
Primeiro muito obrigado (pra LP também), a receita é muito boa!
Não li todos os comnetários, então desculpe se for repetido:
-congelei depois de frito, sem recheio ou cobertura, separados p/ não grudar. Descongelei no forno, e ficou muito bom! bem melhor que se passar 1 dia frito!
-Assei alguns, também ficou muito bom! parece um pãozinho, mas muito bom!
[Translate]
Opa, Douglas, bom saber que ficam bons congelados!
[Translate]
Gostaria de saber, quantos donut’s dão por receita
[Translate]
Vai variar conforme o tamanho do cortador, Beatriz. Existem cortadores muito grandes e outros bem menores.
[Translate]
ola, eu queria muito fazer essa receita, mas eu estou receosa, porque ultimamente os meus donuts tem ficado um horror e ninguem come. Então como ja vi alguns comentarios acerca do fermento eu queria saber se os que uso são de boa qualidade. Eu uso um que é Tewells e o outro é Dr. Oetker. Eu queria muito que os meus donuts ficassem como os das fotos. Obrigada
[Translate]
Eu costumo usar os fermentos da Fleischmann, Dona Benta e um que ganhei e que veio da França.
[Translate]
Amei essa receita estou louca para prepará-la,mas achei incrível a narrativa que leva em direção a receita!!!Amoooooooooooo donuts!!
[Translate]
eu nao tenho essa maquina de pao,o que que eu faco?
[Translate]
Vai ter que sovar à mão ou usar uma batedeira com o gancho para massas pesadas, Lorena.
[Translate]
Olá,
Por acaso na hora de colocar os Donuts numa bandeja põe um em cima do outro ou não ?
[Translate]
Não empilhe, eles vão para a bandeja para crescer e precisam de espaço. Empilhados, não vão crescer direito e ainda por cima, vão grudar uns nos outros.
[Translate]
Eu fiz esta receita e deu certo. Adorei muito esses Donuts!!!
[Translate]
Sera que para fazer menos
e so cortar os ingredientes pela metade?
[Translate]
Acabei de fazer e fritar os primeiros…….FICARAM OTIMOS!!!
[Translate]
Sim, Tania, pode dividir. E fico feliz que tenha gostado da receita do Luis Paulo!
[Translate]
huuuum, devem ficar deliciosos… vou ver se faço essa semana !
[Translate]
Marisa, já faz tempo que venho buscando uma receita que seja prática.
Acho que dessa vez foi sem dúvida a melhor. Valeu a pesquisa
Depois de tantos comentários como esse sem dúvida vou preparar.
Amanhã mesmo após o trabalho vou passar comprar os ingredientes.
Obrigado
[Translate]
A receita, publicada pelo Luis Paulo é um dos maiores sucessos do blog, Ricardo.
[Translate]