Botamochi ou Ohagi

Aqui em casa chamamos de botamochi. Mas ouço chamar esse doce de ohagi. Uma vez perguntei para uma japonesa qual a diferença e ela não soube explicar. Disse que tinha algo a ver com a época do ano, foi muito vaga. Bem, não pesquisei e continuarei chamando de botamochi. Trata-se de um bolinho feito com arroz ligeiramente amassado e coberto com pasta doce de feijão (anko). Em outros tempos fazíamos com arroz cateto misturado com arroz de mochi (mochi-gome). A situação financeira melhorou e hoje fazemos só com mochi gome.

Cozinhamos o arroz de mochi (mochi-gome) depois de lavado em uma panela elétrica. É bem prático e cozinha no ponto. Eu gosto do arroz com um bom punhado de sal, para contrastar com o doce do anko. Fica a critério. Depois de cozido e ainda quente, ele é amassado um pouco. Na falta de mortar, dá para improvisar com o fundo de um copo, por exemplo. Não amasse demais, é só para dar uma consistência mais pegajosa, os grãos ficam mais coesos.  A consistência lembra um pouco um pudim de tapioca, pegajoso, mas ainda assim dá para sentir uns grãos.

O arroz é modelado em bolinhos alongados ainda mornos. Molhe as mãos em um pouco de água para a massa não grudar nelas enquanto modela. O tamanho pode variar. Antigamente fazíamos bem grandes. Hoje parece que minha boca diminuiu.

Fica mais fácil cobrir cada bolinho com anko usando um filme plástico. Espalhe uma camada fina da pasta doce de feijão e enrole o filme plástico.

Torcendo o filme plástico como um bombom, a pasta irá cobrir as pontas também. Aqui em casa costumamos deixa-los embrulhados no filme mesmo, para não ressecar.

E se não gostar de pasta doce de feijão (anko) há outra opção: passe cada bolinho em farinha de soja torrada (kinako) misturada com açúcar refinado. O kinako lembra um pouco amendoim e tem aquele gostinho de torrado muito bom. Eu acho melhor comprar já pronto. Triturar soja torrada em casa até virar uma farinha bem fina dá um certo trabalho.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.

12 Responses to Botamochi ou Ohagi

  1. Amélia Okamota diz:

    Nossa Marisa, que coincidência!!!Hoje mesmo fui à Liberdade e não encontrei o botamochi, até falei pro marido que teria que fazer em casa mesmo, visto que há muito tempo não encontro nas lojas. Ótima idéia embrulhar no filme, lembrei que tenho celofane e vou experimentar. Obrigada, beijos, e ótima semana!!!!!

  2. Ai, Marisa, esse é um dos meus favoritos. Delícia total!
    Beijos,
    Yuri Hayashi

  3. Cristina diz:

    Oi Marisa! Excelente ideia em embrulhar no filme.
    Conhecia como botamochi, mas quando fui pro Japao, me apresentaram como ohagui, ja q trabalhava na produçao destes. E continuo adorando o seu blog, Bom Demais!! Parabens!

  4. elenice tamura diz:

    Gostei muito do seu modo de escrever, tem pessoas que escreve e eu não consigo me adaptar ao modo de escreta muito moderno!!! Tem muitos erros e fica dificil de entender. Enfim estou aprendendo bastante. Obrigada por tudo.

  5. clara sasaki diz:

    Olá, Marisa, adoro o seu blog, e gostaria de explicar que o Ohagui é oferecido no Ohigan de Outono e em homenagem às flores de Hagui que florescem nessa época, o doce recebe esse nome, e um dos ingredientes do An(pasta de azuki que cobre o bolinho de arroz), o azuki, é colhido nessa estação e a casca dele ainda está macia por ser recém colhido ele pode ser esmagado inteiro e por isso tem aqueles grãos aparentes.
    Agora, o Botamochi é uma oferenda do Ohigan(Equinócio)de Primavera quando as flores de Botan florescem nessa época e como o azuki já está mais durinho o azuki cozido é peneirado e não se usa a casca, por isso o An é lisinho.

  6. Viviane Kubo diz:

    Eu amo isso! Minha família faz mas é sempre uma bagunça. Fazemos e comemos na hora porque nunca tivemos a idéia de embrulhar no plástico como bombom…kakakakaka Adorei! Primeira vez no seu blog já virei fã! :))))

  7. Jane Tamura diz:

    Boa tarde,
    Gostaria de fazer o doce pois acho uma delícia. Comia quando era criança que uma amiga da minha avó fazia.
    Tenho uma dúvida se eu não colocar o sal para cozinhar o arroz eu coloco açucar ou não coloco nada?

  8. Jane Tamura diz:

    Obrigada. Vou fazer espero que fique bom.

  9. Palmira Toyoko Koto Tuboi diz:

    Muito obrigada a receita, agradecida!!!

Os comentários estão fechados.