Outro dia no Twitter li reclamações a respeito da textura da gelatina de algas. De fato, ela é diferente da gelatina comum. Endurece à temperatura ambiente, portanto, não derrete na boca. Ou seja, é uma gelatina que a gente mastiga.
Porém é uma substância largamente usada pela indústria. Pelo que sei, pode ser encontrada até em pasta de dentes. E também sei que existem várias formulações para diferentes sobremesas (talvez não aqui, mas no Japão sim): algumas são misturadas a amidos, por exemplo.
Bem, encurtando um pouco a história. Gelatina de algas não derrete na sua boca mas nem sempre vai ter aquela consistência borrachuda. Depende de com o quê vai ser misturada e quanto. Esse pudim de manga é um exemplo. Macio, quase cremoso mas que mantem a forma da colherada. Ficaria mais bonito se tivesse feito em forminhas individuais, mas a pressa falou mais alto. E leite com manga, repito, não faz mal.
600 gramas de polpa de manga; usei 2 mangas palmer grandes
40 gramas de leite em pó
200 gramas de creme de leite – pode ser o de caixinha mesmo
Cerca de 100 gramas de açúcar – vai depender do gosto pessoal e do quanto as mangas estarão doces e pode ser substituído por adoçante
4 gramas de gelatina de algas (kanten) em pó
200 ml de água
Bata no liquidificador a manga, o leite em pó e o creme de leite. O resultado disso será um creme bem espesso
Em uma panela misture o açúcar e o kanten. Caso use adoçante, use adoçante culinário que pode ser levado ao fogo ou adicione o adoçante ao creme de mangas.
Adicione água e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos.
Ligue o liquidificador e despeje a gelatina com o liquidificador em funcionamento. Para isso mantenho a tampa mas retiro aquele bocal menor no centro.
Depois é só despejar em forminhas ou tigelas. Seja rápido, a gelatina endurece rapidamente. Leve à geladeira e sirva frio.
Nota da produção: Fui tirar fotos na varanda para aproveitar o restinho de luz da tarde. Zero, o gato tricolor, provou e aprovou. E dizem que gatos não gostam de doces.
A gata de casa adora iogurte, adoçado ou não. Parece cachorro, fica te olhando até que voce ceda um pouquinho!
[Translate]