Pudim de Manga com Gelatina de Alga

Outro dia no Twitter li reclamações a respeito da textura da gelatina de algas. De fato, ela é diferente da gelatina comum. Endurece à temperatura ambiente, portanto, não derrete na boca. Ou seja, é uma gelatina que a gente mastiga.

Porém é uma substância largamente usada pela indústria. Pelo que sei, pode ser encontrada até em pasta de dentes. E também sei que existem várias formulações para diferentes sobremesas (talvez não aqui, mas no Japão sim): algumas são misturadas a amidos, por exemplo.

Bem, encurtando um pouco a história. Gelatina de algas não derrete na sua boca mas nem sempre vai ter aquela consistência borrachuda. Depende de com o quê vai ser misturada e quanto. Esse pudim de manga é um exemplo. Macio, quase cremoso mas que mantem a forma da colherada. Ficaria mais bonito se tivesse feito em forminhas individuais, mas a pressa falou mais alto. E leite com manga, repito, não faz mal.

600 gramas de polpa de manga; usei 2 mangas palmer grandes

40 gramas de leite em pó

200 gramas de creme de leite – pode ser o de caixinha mesmo

Cerca de 100 gramas de açúcar – vai depender do gosto pessoal e do quanto as mangas estarão doces e pode ser substituído por adoçante

4 gramas de gelatina de algas (kanten) em pó

200 ml de água

Bata no liquidificador a manga, o leite em pó e o creme de leite. O resultado disso será um creme bem espesso

Em uma panela misture o açúcar e o kanten. Caso use adoçante, use adoçante culinário que pode ser levado ao fogo ou adicione o adoçante ao creme de mangas.

Adicione água e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos.

Ligue o liquidificador e despeje a gelatina com o liquidificador em funcionamento. Para isso mantenho a tampa mas retiro aquele bocal menor no centro.

Depois é só despejar em forminhas ou tigelas. Seja rápido, a gelatina endurece rapidamente. Leve à geladeira e sirva frio.

Nota da produção:  Fui tirar fotos na varanda para aproveitar o restinho de luz da tarde. Zero, o gato tricolor, provou e aprovou. E dizem que gatos não gostam de doces.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, Doces, Fácil, rápido, receita com as tags , , . ligação permanente.

1 Response to Pudim de Manga com Gelatina de Alga

  1. Inessa diz:

    A gata de casa adora iogurte, adoçado ou não. Parece cachorro, fica te olhando até que voce ceda um pouquinho!

Os comentários estão fechados.