Quem leu o Paladar ontem soube que conheci a senhora Shizuko Yasumoto, professora de culinária japonesa e autora de livros a respeito. Para quem não leu ontem, aqui está a versão digital:
Eu conhecia o livro dela sobre cozinha regional japonesa, que ganhei de presente (será que posso dizer de quem?). E lá fui eu, com a Nana Tucci e a Talita Nozomi para a cozinha dela na Aclimação. Estava de mudança, algumas coisas tiveram que ser improvisadas porque muitos utensílios foram encaixotados.
Nesse dia conheci o soba-gaki, um tipo de papa de soba. Ela despejou água fervente na farinha de sarraceno, misturou e disse: Mais rápido de lamen instantâneo, fica pronto em menos de 3 minutos. Come-se com shoyu ou tsuyu (molho para somen ou soba). Comida que mata a fome livre de gordura.
E conversar, tirar foto, saber da vida dela e tudo mais leva tempo. Em dado momento, a Talita resolveu cortar a massa de soba porque não iria embora sem comer soba caseiro.
Eu fui para o fogão para cozinhar a massa. No final, nós 3 comemos soba. Não sou fã de coisas babentas, por isso dispensei o cará ralado.
Essa foi uma das versões que a professora Shizuko preparou: com cará ralado, gema de ovo e alga nori cortada em tirinhas. A outra, foi a que saiu na capa da matéria.
No mais, ri muito da revolta da dona Shizuko por conta de tantos livros com receitas erradas, abriu um e mostrou uma foto. “Aqui diz que é kitsune udon (udon da raposa)”. Espantei-me, porque não havia o tofu frito que é característico desse prato. “Então, não tem ague, diz que esse chikuwa (massa de peixe modelada em formato de tubo) é orelha, que isso é a cara de uma raposa. Esse livro está todo errado.”
Ela diz que gostaria de dar aulas de culinária japonesa para não-descendentes. Infelizmente não tenho o contato dela e, a esta altura, ela mudou-se da Aclimação.
Olá Marisa.
Como apreciador e aspirante a cozinheiro, acompanho as notícias e receitas dosais variados tipos. Procurando uma receita de soba caseiro, vi esse post e ao mesmo tempo a triste notícia que Sra. Shizuko Yasumoto faleceu em Maio 2013. Conforme este link http://www.bunkyo.bunkyonet.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1712%3Amissa-de-49-dias-de-shizuko-yasumoto&catid=98%3A2013&Itemid=122&lang=br
Aproveitando a oportunidade, se puder me enviar alguma receita de como fazer o sobá, trigo sarraceno etc, ficarei muito grato.
Abraço,
Leonardo Kubota
[Translate]
Puxa, não sabia. Aliás, nem imaginava, já que ela estava com tamanha disposição e lucidez. Não a vi mais, só sabia que ela iria mudar de casa, para algum lugar na região da Estação Ana Rosa…
Sabe, Leonardo, tenho um problema com trigo sarraceno: minha mãe é alérgica a ele e por isso faço pouca coisa com ele. Geralmente cozinho para nós duas… Mas se não me falha a memória, fiz algumas coisas com ele, dê uma busca nas pesquisas, basta digitar uma palavra na caixa do lado esquerdo da página.
[Translate]