Nabemonos são pratos feitos em uma panela, literalmente. São cozidos, que podem ser de frango, frutos do mar, pato e até mesmo vegetarianos. Esse tem características de Hokkaido, província do Norte do Japão, conhecida por sua vasta produção agrícola e pelo inverno rigoroso.
A princípio, a combinação de pasta fermentada de soja (miso) e manteiga pode parecer estranha, mas é algo que é preciso provar para saber. O salmão também é um peixe muito consumido naquela parte do país. Vi variações desse prato, em alguns casos, não vai nenhuma hortaliça e sim, batatas cozidas. Podendo, adiciona-se vieiras, caranguejo, tofu (queijo de soja), cogumelos, horenso (espinafre japonês). Isso é uma questão de disponibilidade. Hoje eu tinha pouca coisa na geladeira.
500 gramas de vôngole nas conchas
350 gramas de salmão, cortada em cubos de 4 cm de lado
6 a 8 camarões
6 folhas de acelga (se forem menores, 8)
1 e 1/2 xícara de leite
1 a 2 colheres de sopa de miso (de preferência, do tipo mais claro, que é mais suave, menos maturado)
2 colheres de manteiga
Cozinhe as folhas de acelga até ficarem macias. Escorra, passe por água bem fria e coloque-as sobre uma tábua. Acomode 2 folhas (se forem grandes), uma com o talo para um lado e sobreponha a outra com a parte do talo do outro lado, para que na hora de formar o rolinho ele tenha espessura uniforme. Enrole e aperte. Corte em 6 pedaços. Se tiver horenso, afervente e coloque algumas folhas no meio antes de enrolar.
Leve os vôngoles lavados em uma panela com 1 xícara de água. Cozinhe até que abram. Descarte os que não abriram, coe o caldo e deixe assentar. Eu tirei os moluscos das conchas porque acho mais fácil de comer.
Acomode os rolinhos de acelga, os pedaços de salmão, camarões em uma panela. Adicione o caldo que guardou dos vôngoles, mas derrame com cuidado para que o sedimento (muitas vezes, um pouco de areia) não vá junto para a panela. Adicione água suficiente até quase cobrir tudo. Adicione 1 xícara de leite e leve ao fogo. O leite irá talhar, mas é assim mesmo.
Quando o peixe e os camarões estiverem cozidos, adicione os vôngoles e deixe que aqueçam. Dissolva o miso em uma tigela com um pouco de caldo da panela. Como é uma pasta, isso faz com que não se formem grumos. Adicione à panela junto com a manteiga. Confira o sal, desligue o fogo e adicione mais 1/2 xícara de leite. Sirva imediatamente. Acompanhe com arroz.
Cada um se serve da porção que preferir. O caldo pode ser consumido puro, mas eu preferi derramar sobre minha porção de arroz.
Em japonês, acho que poderia chamar de Sake Baata-miso Nabemono.
Agora que o frio já chegou, esta receita veio a calhar, e ficou lindo a foto.
[Translate]
É, Diulza, dá para encher a barriga sem exagerar na gordura. Também pensei nesse prato porque salmão é um peixe que pode ser encontrado inclusive em cidades do interior.
[Translate]
Posso usar margarina ao invés de manteiga?
[Translate]
Mariana, em Hokkaido usa-se manteiga, por conta do gado leiteiro, das características gerais da província. Eu particularmente não gosto de cozinhar com margarina.
[Translate]