Na verdade não chega a nem ser bem uma receita, é mais uma ideia. Trata-se de uma massa de pão folhado recheada como um rocambole, cortada e acomodada em forminhas. Emendei as pontas para que formasse um anel. Depois de crescidos, pincelei com gema, cortei com uma tesoura e levei ao forno. O resultado foram pãezinhos com uma crosta dourara e levemente crocante, macios por dentro e recheados, além da apresentação bonita.
Para quem quiser uma receita de pão folhado:
300 gramas de farinha de trigo
1 ovo
1 1/2 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
20 gramas de manteiga amolecida, sem sal
130 a 150 ml de água
Mais 100 gramas de manteiga sem sal
Misture o açúcar e o fermento biológico à farinha. Adicione um pouco de água, misture esfregando entre as mãos, até formar uma farofa grosseira. Adicione o ovo batido e vá adicionando água até formar uma massa macia. Adicione o sal e vá trabalhando a massa. Por fim, adicione a manteiga e trabalhe mais um pouco a massa. O resultado será uma massa bem elástica e um pouco grudenta, mas que solta com facilidade da mão.
Cubra com um filme plástico e deixe crescer.
Enquanto isso, abra 100 gramas de manteiga entre duas folhas de filme plástico formando um quadrado.
Depois de crescida a massa, abaixe com o punho fechado, abra em um retângulo, um pouco maior que a manteiga. Coloque a manteiga sobre a massa, acomodada sobre 2/3 da massa, em um dos cantos. Dobre a parte da massa que está sem manteiga sobre ela e dobre a outra parte sobre essa, ou seja, dobre a massa em 3, uma parte sobre a outra. Aperte as bordas e leve à geladeira por pelo menos 20 minutos. Abra novamente em retângulo, dobre em 3 e leve à geladeira novamente. Repita a operação.
Depois abra a massa fino (cerca de 1 cm de espessura, faça rolinhos recheados (usei presunto moído, mas poderia ser amêndoas, nozes moídas misturadas com açúcar, por exemplo) e faça anéis que caibam nas forminhas escolhidas. No caso renderam 12 pães. Depois de crescidos, pincele com gema batida, faça cortes fundos com uma tesoura e leve ao forno pré-aquecido, quente (cerca de 200°C) até dourarem.