Pão de Inhame com Farinha Integral, Tâmaras e Nozes

O post que escrevi sobre as diferenças entre o salmão selvagem e o de cativeiro e criticando a falta de senso de quem divulga informação sem conferir as fontes rendeu ontem, sozinho, mais de mil visualizações. Pelo visto as pessoas gostam de ler uma crítica. E eu reconheço, é divertido escrever um texto ácido. Mas este não é o tipo de tema que pretendo manter no blog, apesar do aumento nas visitas. Se eu quisesse números, teria criado uma página pornográfica ou de piadas.  Volto à comida doméstica.

A horta produziu muitos inhames, taros e carás. Estou aproveitando como posso. Resolvi fazer um pão de inhame, assim como já fiz com abóbora e mandioca. Adicionei farinha integral porque ela deixa a massa mais pesada, sacia mais e eu gosto do sabor. As tâmaras estavam rendendo na dispensa. São frutas com alto teor de açúcares. Para que o pão não ficasse doce demais, diminuí a quantidade de açúcar para 3 colheres. As nozes entraram para dar uma textura. Ficou um pão bom para o café-da-manhã.

Usei a velha massa de pão de mandioca. Substituí parte da farinha de trigo comum por 2 xícaras de farinha de trigo integral. Diminuí a quantidade de açúcar para 3 colheres apenas.

Distribuí pedaços de tâmaras e nozes e enrolei.

Para fazer um pão redondo como o da foto,usei uma forma que tenho há muito tempo. Tem um formato curioso, é fechada por uma trava e do outro lado tem dobradiças. Eu nunca tinha visto uma forma para pão com dobradiças. Não posso encher muito, o pão cresce e vaza. Mais ou menos metade do volume é suficiente. Deixo crescer e assei em forno pré-aquecido e moderado, até dourar.

Ah, sim, a massa rede muito e fiz outros pães, em outros formatos.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, massas com as tags , , . ligação permanente.