Alguns vêem lixo, alguns enxergam alimento desperdiçado. Outro dia comprei camarões com casca. Limpei e fiquei com um bom punhado deles. Costumo usar as cascas e cabeças para fazer caldo. Resolvi transforma-las em farinha. Para isso, basta secar no forno baixo, mexendo de vez em quando, até secar bem. E passar no processador de alimentos até virar uma farinha.
Da outra vez fiz um furikake. Agora faço um biscoito. Como é difícil partir de uma receita do zero, fiz umas modificações na receita de biscoito de cebola e páprica.
Ficou assim:
3/4 xícara de óleo
1 cebola média
1 ovo
Sal à gosto
3/4 xícara de farinha de camarão
2 colheres de chá de fermento em pó químico
Farinha o quanto baste
Bata no liquidificador a cebola com o ovo e o óleo. Despeje em uma tigela, adicione os demais ingredientes, sendo a farinha por último, até formar uma massa macia mas que pode ser modelada.
Modele como preferir. Eu, preguiçosamente, cortei em cubinhos. Assei em forno pré-aquecido, temperatura moderada, até dourar um pouco e secar. Viraram petiscos. Sim, a gente até sente um pedacinho da casca, mas nada que seja tão difícil de digerir. Tem gosto de camarão, embora um pouco sutil. E se quiser, junte à receita um pouco de pimenta vermelha.
Guarde em pote bem fechado.
PS: Para quem não sabe, mottainai é uma expressão japonesa que significa “que desperdício!” ou algo assim. Resume o impulso de aproveitar tudo de um alimento, reduzindo o descarte.
Marisa,
Que interessante!
Como é esta farinha de camarão? Dá para fazer em casa ou compra onde?
Muito obrigada,
Ivy
[Translate]
Ivy, eu expliquei como fazer a farinha de camarão no texto acima…
[Translate]
Saudações Marisa!
Muito obrigado pela excelente receita.
Há muito tempo, quando emigrei para a Europa, deixei de comer este delícioso petisco em forma de biscoito.
Você é um anjo da cozinha deliciosa. Valeu!
Atenciosamente,
Ruy F. Baptista.
[Translate]