No Japão, confesso, não me dava ao trabalho de fazer essa marinada. O motivo é que haviam molhos prontos e muito bons, carnes já pré-marinadas prontinhas para ir para a grelha e, claro, restaurantes especializados em carnes que serviam carnes saborosas a preços confortáveis. Mas por aqui não tem nada disso e a vontade de comer uma carne suculenta, macia e temperada daquele jeitinho veio. Não dá muito trabalho, na verdade. No Japão eu comeria sobre uma grelha à gás ou carvão mas por aqui, acabei fazendo na churrasqueira que funciona na boca de fogão. Nada impede de fazer esta receita na próxima churrascada com amigos. Só achei que uma refeição para 2 pessoas não justificava tanta bagunça.
E o kiwi, onde entra? Como amaciante. Sim, assim como o mamão, o abacaxi e outras frutas, o kiwi possui uma enzima que quebra a proteína da carne. Traduzindo, irá romper as fibras da carne. No caso do kiwi, a actinidina é uma enzima um pouco menos agressiva que o abacaxi, o que quer dizer que mesmo que marine por 2 horas ou até mesmo 6 horas, não vai transformar sua carne em uma papa. Mas não exagere no tempo. Experimentei congelar e deixar por vários dias e o resultado foi uma carne sem sabor, que perdeu muita água na hora de grelhar e ficou com um gosto de carne meio digerida… Se for marinada por poucas horas, o resultado é uma carne bem mais macia e ainda suculenta.
O corte que escolhi foi a bananinha. É uma porção de carne que fica entre as costelas do boi, na altura do contra-filé. É um corte saboroso e gorduroso, o que garante que não ficará muito seco na grelha. Costumava ser mais barato mas, infelizmente, parece que descobriram que é bom para um churrasco…
Para cada kg de bananinha você vai precisar de:
80 gramas de polpa de kiwi
25 gramas de alho descascado
100 gramas de cebola picada grosseiramente (opcional; eu gosto do sabor da cebola)
25 gramas de gengibre picado
50 ml de sake (ou vinho branco não muito ácido)
50 ml de mirim (ou vinho branco meio doce ou nem use, aumente um pouco a quantidade de açúcar)
50 gramas de açúcar
100 a 150 ml de shoyu (varia muito, dependendo do teor de sal que varia de marca para marca
12 gramas de sal
Um punhado de gergelim branco e um fio de óleo de gergelim (ambos opcionais)
Bata tudo no liquidificador e despeje sobre a carne
Eu prefiri colocar em um saco plástico e fechar. Poderia ter usado um pote plástico, não faria diferença.
Deixe marinar por 2 horas mas não muito mais que isto.
Na hora de ir para a grelha, retire o excesso da marinada. Pode salpicar um pouco de cebolinha, se gostar. Asse até estar bem dourado de todos os lados, com uns pontos tostados. Sirva com arroz branco.
Outros cortes bons para esse tipo de grelhado são: contrafilé em bifes, fraldinha, barriga (panceta) de porco. Alguns fazem com alcatra, coxão duro.
Isso deve ser dos deuses!!
[Translate]