Kabocha Na Panela de Pressão

No último Aizomê Ichiba, conversei com duas leitoras e elas me disseram adorar a receita de buta kakuni na panela de pressão.

Aí percebi que ando usando a panela de pressão para cozidos em casa, reduzindo o tempo, economizando gás e sem perder sabor.

Um dos pratos que tenho feito com frequência é a abóbora japonesa, o kabocha.

Para isso, corto em pedaços regulares e acomodo na panela de pressão. Cozinha melhor se formar uma só camada no fundo da panela. Por isso, uso uma média, de 4 litros. Coloco a casca para baixo, que é mais dura.

Depois adiciono água. Não muita, não é preciso cobrir, é só o suficiente para cozinhar, ou seja, mais ou menos 1 dedo de altura. Também adiciono shoyu, um pouco de açúcar e mirim. Se não tiver esse licor à base de arroz, adicione um pouco de vodka, por exemplo. Álcool ajuda a melhorar a textura, impede que a abóbora se esfarele demais.

Aí é só tampar e cozinhar por 3 minutos, a partir do momento que começou a chiar. Desligue o fogo, espere que a pressão abaixe e abra a panela. Vire os pedaços de abóbora e cozinhe por 1 ou 2 minutos, para terminar de cozinhar. Desligue o fogo, deixe descansando por uns 10 minutos para que absorva o caldo. Aliás, abóbora japonesa é mais saborosa se servida morna.

E batatas podem ser cozidas dessa maneira.

Eu conto 3 minutos mas isso depende um pouco da panela, algumas atingem uma temperatura um pouco inferior e pode demorar um pouco mais.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, Culinária japonesa, rápido, receita com as tags , , . ligação permanente.

3 Responses to Kabocha Na Panela de Pressão

  1. KOZI SATO diz:

    Deve ficar muito bom. Eu faço diferente. Asso o KABOTIÁ no forno de lenha para pizza. Lavo bem com uma escova e coloco numa assadeira redonda e mando para o forno sem cortar ou descascar e também sem embrulhar. Espera-se em torno de 30 minutos e ao enfiar uma faca de ponta no CABOTIÁ e se não houver resistência, ela já está assada. Corta-se em pedaços de uns cinco centímetros na parte mais larga, põe no prato e tira-se a casca que já está solta. Coloca o shoyu e servir.

    • Marisa Ono diz:

      Kozi, a intenção do post é de oferecer uma receita rápida e que não consuma muito gás. Não é todo mundo que tem forno a lenha em casa…

  2. Ana diz:

    Parabéns pela página

Os comentários estão fechados.