219 Comments

← Previous Page 5 of 5
  1. Marisa Ono

    Açúcar comum, Cleo. Pra quê usar demerara? É mais caro, vai ficar com uma cor estranha e nada acrescenta em termo nutricionais, só um saborzinho caramelado.

  2. Paulo Waizer

    Obrigado pela receita.
    Hoje uma senhora japonesa de idade avançada me explicou com fazer, mas tive dificuldade de entender, devido à forte influência da língua japonesa na maneira dela falar.
    Mesmo ela sendo muito atenciosa e amável, como não poderia deixar de ser um legítimo descendente japonês, saí com dúvidas de como preparar o shoga.
    Arigatô

  3. Oi, Marisa, obrigada pela receita. Adoro essa conserva. A dúvida é: pode ficar fora da geladeira? Geleias, nao tenho medo, porque fervo os vidros depois de fechados. Mas sempre fico insegura com receitas de picles que ficam fora da geladeira. Você não deve ter guardado 3 baldes de 11 l na geladeira, não é? Afinal, para isso serviam as conservas… Obrigada.

  4. Carlos

    Fiz e ficou muito bom,meio salgado,prefiro o adocicado,mas,ficou muito bom todos aqui em casa gostaram muito!!Obirgado por esta receita!!

  5. Marisa Ono

    Não tenho de gengibre, Marli, mas tenho baldes de outras conservas na geladeira. Essa conserva até aguenta por algumas semanas fora da geladeira, sim, por causa da acidez. Mas tem que ser coberta com um filme plástico porque pode surgir mofo na superfície.

  6. Jane de Oliveira Gianordoli

    Lamentável que, para imprimir a receita, tenha gasto 11 páginas de papel, fora a tinta. Além da receita, foram impressos todos os comentários.

  7. giuliano

    Olá Marisa, obrigado por postar a receita.

    Minha dúvida é quanto ao açúcar. Eu faço conservas e fermentações sempre com açúcar o menos refinado possível. Assim costumo usar melado ou mascavo, demerara e/ou no máximo cristal. Prefiro o mascavo ou melado pela questão nutricional e porque evito os químicos do processo de refinamento. Dito isso, queria saber se você já usou açúcar mascavo? Pretendo fazer sua receita e já estou com a intenção de fazer com mascavo. Obrigado.

  8. Marisa Ono

    O shoga gari é uma conserva clara e rosada, não faz sentido usar açúcar mascavo ou melado, que deixará a conserva escura, turva e com gosto estranho.

  9. Marisa Ono

    Helena, essa conserva é feita com gengibre novo, que tem a pele fina, antes de madurar completamente. Ele não é tão ardido.

  10. Lucy Takamoto Kuga

    Olá Marisa!

    Vim agradecer pela receita. Sempre via minha batchan fazer, mas eu era uma criança na época. Hoje, não tenho mais a “Ba” e nem a minha mãe para me ensinar a fazer este Shogá que faz parte da minha infância. Arigatou!

  11. Lucy Takamoto Kuga

    Obrigada pela receita!

    Fiquei com uma dúvida quanto ao vinagre…. pode ser feito com outro tipo de vinagre (de alcool ou de vinho, por exemplo)??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *