Shoga Gari (Conserva de Gengibre)

img_0836

É uma receita que volta e meia me perguntam como se faz. É uma conserva muito simples de se fazer. O único porém é aproveitar a safra de gengibre. Se não me falha a memória, no início do verão os brotos de gengibre começam a aparecer na feira. Se puder, vá ao Ceasa ou alguma central de abastecimento. Geralmente o preço é bem mais em conta. No meu caso, comprei uma caixa de 17 kg de gengibre, que me renderam 2 dias de trabalho e 3 baldes de 11 litros de conserva. Acompanha muito bem sushi e dá uma refrescada no paladar entre os bocados. Além disso, o gengibre goza a fama de ser bom para a circulação.

Shoga Gari

2 kg de gengibre novo, claro, pele fininha

8 colheres de (sopa) rasas de sal

5 xícaras de vinagre de arroz

2 xícaras de água

1 1/2 xícara de açúcar

Raspe os gengibres com uma faca. Lave. Fatie fino com um cortador de legumes. Salgue e deixe descansando uma noite, coberto com filme plástico.

Escorra bem. Acomode em um pote bem grande ou potes, deixando espaço. Não aperte.Ferva o vinagre com a água e o açúcar até que o açúcar se dissolva. Despeje quente sobre o gengibre. Dê uma mexida para tirar bolhas de ar que porventura existirem. Tampe e deixe descansando alguns dias antes de consumir. Ela pode ganhar uma cor mais rosada se você deixar a parte avermelhada do broto, próximo ao caule. Ou usar uma quantidade mínima de corante vegetal vermelho.

Algumas receitas falam para aferventar o gengibre por 30 segundos. Experimentei e o gengibre está lá, amarelado. Há quem prefira com mais açúcar. É uma questão de gosto. Dizem que dura indefinidamente. O meu já tem quase meio ano.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, receita com as tags , , , . ligação permanente.

229 Responses to Shoga Gari (Conserva de Gengibre)

  1. Pingback: Cantucci de Gari e Amêndoas « Delícia

  2. puxa vida que explicação rapida e bem feita parabens fica uma delicia e é realmente otima com peixes parabens a autora show mesmo é tão simples de se fazer e uma maravilha de se consumir se falar no bem que faz a saude show de bola

  3. Vivaldo diz:

    Tem coisas que a gente come e não esquece mais. Fiz a sua receita com vinagre de vinho branco e ficou delicioso. O cheiro levemente perfumado, a textura própria para trincar e o paladar ligeiramente picante, não dá para esquecer. Na próxima vez irei fazer com vinagre de vinho tinto para lhe dar uma corzinha diferente. Obrigado!

  4. Parabéns pelas receitas, e por compartilhar com todos. Sou de Brasília e faço todo ano o shoga gari, janeiro até março tem a venda os shogás vem novinhos com brotinhos cor de rosa, ideais para a receita! um sucesso sua receita, obrigada!

  5. Rose diz:

    Oi Marisa,fiz a receita ficou maravilhosa,obrigada

  6. Júlia diz:

    Vou tentar fazer, mas ainda tenho uma duvida, após deixar a noite no sal, devo ou não passar o gengibre em agua corrente p retirar o excesso do sal.

  7. Elisa diz:

    Bom dia, como esse post é antigo, espero que vc possa me responder, as 8 colheres de sal devem ser misturados ao vinagre, água e açúcar? Onbrigada.

  8. luciene lizardo diz:

    Bom dia , Marisa!
    Gostaria de saber a quantidade para fazer uma pequena porção de 300 gramas aproximadamente , pois recebo visitas em casa e sempre preparo sushis ,essa quantidade é muito grande.Poderia me ajudar?Obrigada.

  9. henrique diz:

    Bom dia Marisa!
    Essa conserva só pode ser feito com gengibre comprado em supermercados ou tem que ser fresco!!!

  10. ESTÉFANO diz:

    MARISA, QUERO USAR CORANTE NO GENGIBRE. QUAL CORANTE? QUE DOSAGEM E ONDE ENCONTRA-LO?

    • Marisa Ono diz:

      Corante alimentício, hoje existem corantes em pó, líquido, gel… E a quantidade varia, vai querer rosado ou vermelho intenso? Depende…

  11. Fábio Silveira diz:

    Olá Marisa! Ótimo artigo! Sou consumidor assíduo da culinária japonesa… Bem… Gostaria de saber se posso pular a parte de salgar, descansar e escorrer? Caso eu não pule esta etapa ele perde suas propriedades? Obrigado!

  12. ROSANA FERREIRA LOPES diz:

    Boa tarde Marisa, já faço o gengibre em conserva e agora encontrei em uma loja que vende produtos para culinária japonesa, onde ele já vem pronto e embalado, porém parece que foi cozido e também vem cortado no cumprimento da raiz e não se percebe as fibras quando ingerido como os que fazemos em casa. Alguns são cortados em tirinhas finas no comprimento da raiz. Você saberia informar como é esse preparo que o deixa tão macio como os que comemos em restaurantes. Obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Não é tanto o preparo e sim, o ponto de maturação do gengibre. Gengibre novo, ainda não maduro (que ainda não formou uma pele grossa) é mais macio, como explicado no posto. Por favor, leiam o post inteiro.

  13. djalma diz:

    Olá tudo bem? Costumo consumir o gengibre de vez em quando,, mas gostaria de saber o pode acompanhar essa delícia sem ser sushi?

  14. Emi diz:

    Ola Marisa! Obrigada pela otima receita! Achei shoga novo na feira ontem e comprei 5kg … pra familia toda! Depois de pronto preciso guardar a conserva na geladeira?

    • Marisa Ono diz:

      Conseguiu encontrar gengibre jovem, macio? Eu só vejo gengibre maduro, já fibroso. Não costumo guardar na geladeira, mas é mais seguro.

  15. Elza Massako Otani Silveira diz:

    Marisa, adorei o seu site. Minha pais fumumasa Otani e Nobuko Otani moravam em Maringá mas nunca aprendi nada.Moro em Porto Alegre há 43anos e como é dificil encontrar gengibre novinho, plantei na floreira do apto em Agosto e agora vejo aflorando as “batatas” para fora e não sei se já devo colher.Devo retirar?
    Minha prima conseguiu em outro local gengibre novo por R$ 13,50 (qdo os velhos custam R$ 22,00) e vamos fazer a sua receita.
    Muitíssimo obrigada .Elza

    • Marisa Ono diz:

      A gente fica observando o gengibre, Elza. Se estiver com a pele fina (ou melhor, quase sem pele), é gengibre novo. Depois que der flor já está muito duro.

  16. Wilson Braga Junior diz:

    Boa noite Marisa! Gostaria de saber qual a quantidade de acido acético devo usar por Litro de água na conserva do gengibre desde já agradeço! Parabéns pelos post.

  17. cleo diz:

    Marisa, muito obrigado por compartilhar essa receita !!! Por favor, o açucar é o branco comum? pode usar o demerara?

    • Marisa Ono diz:

      Açúcar comum, Cleo. Pra quê usar demerara? É mais caro, vai ficar com uma cor estranha e nada acrescenta em termo nutricionais, só um saborzinho caramelado.

  18. Isabel leite diz:

    Fiz ficou muito bom, obrigado por partilhar, um abraço de Angola.

  19. Paulo Waizer diz:

    Obrigado pela receita.
    Hoje uma senhora japonesa de idade avançada me explicou com fazer, mas tive dificuldade de entender, devido à forte influência da língua japonesa na maneira dela falar.
    Mesmo ela sendo muito atenciosa e amável, como não poderia deixar de ser um legítimo descendente japonês, saí com dúvidas de como preparar o shoga.
    Arigatô

  20. Marli diz:

    Oi, Marisa, obrigada pela receita. Adoro essa conserva. A dúvida é: pode ficar fora da geladeira? Geleias, nao tenho medo, porque fervo os vidros depois de fechados. Mas sempre fico insegura com receitas de picles que ficam fora da geladeira. Você não deve ter guardado 3 baldes de 11 l na geladeira, não é? Afinal, para isso serviam as conservas… Obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Não tenho de gengibre, Marli, mas tenho baldes de outras conservas na geladeira. Essa conserva até aguenta por algumas semanas fora da geladeira, sim, por causa da acidez. Mas tem que ser coberta com um filme plástico porque pode surgir mofo na superfície.

  21. Carlos diz:

    Fiz e ficou muito bom,meio salgado,prefiro o adocicado,mas,ficou muito bom todos aqui em casa gostaram muito!!Obirgado por esta receita!!

  22. Alvaro Frederico Ramos Pompeia diz:

    O gari que você faz é colocado a venda? Em que lojas ou pela internet. Obrigado

  23. Jane de Oliveira Gianordoli diz:

    Lamentável que, para imprimir a receita, tenha gasto 11 páginas de papel, fora a tinta. Além da receita, foram impressos todos os comentários.

  24. giuliano diz:

    Olá Marisa, obrigado por postar a receita.

    Minha dúvida é quanto ao açúcar. Eu faço conservas e fermentações sempre com açúcar o menos refinado possível. Assim costumo usar melado ou mascavo, demerara e/ou no máximo cristal. Prefiro o mascavo ou melado pela questão nutricional e porque evito os químicos do processo de refinamento. Dito isso, queria saber se você já usou açúcar mascavo? Pretendo fazer sua receita e já estou com a intenção de fazer com mascavo. Obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      O shoga gari é uma conserva clara e rosada, não faz sentido usar açúcar mascavo ou melado, que deixará a conserva escura, turva e com gosto estranho.

  25. helena tsumura garcia diz:

    oi bom dia .tem como deixar essa conserva menos ardido

  26. Lucy Takamoto Kuga diz:

    Olá Marisa!

    Vim agradecer pela receita. Sempre via minha batchan fazer, mas eu era uma criança na época. Hoje, não tenho mais a “Ba” e nem a minha mãe para me ensinar a fazer este Shogá que faz parte da minha infância. Arigatou!

  27. Lucy Takamoto Kuga diz:

    Obrigada pela receita!

    Fiquei com uma dúvida quanto ao vinagre…. pode ser feito com outro tipo de vinagre (de alcool ou de vinho, por exemplo)??

  28. Elcio diz:

    Oi Marisa, tudo bem? Tem como retirar o excesso de sal de alguma forma? Talvez lavar como na receita do sunomono de pepino e retirar o excesso de água? Tenho idosos aqui que precisam cuidar da pressão…
    Obrigado!

    • Marisa Ono diz:

      Elcio, sal é fundamental na conservação. Para quem tem que controlar a ingestão de sódio, só mesmo a moderação ou não consumir.

  29. Stela diz:

    Se a pessoa for diabética, poderia ser feita com xilitól?

  30. Vanessa diz:

    Amo Shoga gari, tô em meio a uma exclusao do açúcar na minha vida,será q dá certo com adoçante culinário?! Obg pela receita!

  31. Edor diz:

    Obrigado pela receita, Senhora Marisa! Entendo que a receio está na proporção irretocável. Afinal, ninguém quer sujar louça, nem investir tempo em coisa pouca. O vinagre branco + açúcar cristal = Perfeição!

  32. Carina diz:

    Oi Marisa, tudo bem?
    Posso substituir o vinagre de arroz por vinagre de maçã?

  33. Jarbas Pantoja diz:

    Sra.Marisa, sua forma de fazer a conserva do gengibre facilitou muito a minha vida pois consumo muito gengibre, inclusive utilizo bastante em meus fermentados.
    Agradecido
    Jarbas Pantoja

Os comentários estão fechados.