Zha-jiang-mian

Comi um prato parecido com esse no China Massas Caseiras. Seguindo as orientações da dona, que foi muito gentil em dar as dicas, fiz em casa. O molho de carne picante é espetacular, é gostoso até mesmo com arroz.

Massa:

200 gramas de farinha de trigo

80 ml de água

Molho:

200 gramas de carne de porco moída

3 colheres de sake

1 colher de XO (pasta à base de vieiras e camarões)

1 colher de tobanjan (pasta de pimenta vermelha)

1 colher de tenmenjan (pasta de soja doce, muito escura, quase preta)

2 colheres de pasta de soja

1/2 colher de sopa de amido de milho ou fécula de batata

1 dente de alho

1 pedaço de gengibre ralado

3 colheres de óleo ou banha

Para a massa, misture a farinha e a água e sove. A massa deve ficar bem dura, difícil de estender. Deixe descansar por duas horas e sove até ficar lisa. Abra com um rolo e corte em tiras irregulares (de 15 cm de comprimento, mais ou menos). Deixe descansando em uma peneira ou sobre um pano para secar um pouco.

Enquanto isso, refogue o alho, junte o gengibre e depois a carne. Deixe dourar. Junte o sake. Espere evaporar o álcool e adicione água, aos poucos, cozinhando a carne até amaciar. Junte então as pastas de soja, de pimenta e a pasta de soja doce. Engrosse com o amido dissolvido em um pouco de água e deixe o molho “fritar” um pouco. A gordura não se mistura ao molho e formam-se bolhas. O aroma será de algo tostado.

Para o prato, cozinhe a massa em água fervente, escorra e coloque em uma tigela ou tigelas. Coloque uma porção do molho apimentado de carne, outra de pepinos, broto de feijão aferventado, repolho refogado rapidamente, cebolinha (se gostar), vagens em tirinhas e aferventadas, grãos de soja verde. Escolha a combinação que agradar.

Sirva imediatamente! A massa deve de estar quente e os vegetais, frios.

Share This Post

2 comentários em “Zha-jiang-mian”

  1. ola Marisa… adoro o seu blog e sou admirador do seu trabalho. Você pode me informar onde comprar tenmenjan e XO aqui no Brasil.. tenho procurado e não encontro.. outra duvida: tenmenjan é soja ou feijão adocicado? Por que se for soja tenho encontrado uma pasta de soja preta coreana (Jjajang) mas não é adocicada, até onde eu sei ela é usada para fazer jjajangmeyon – um prato coreano.. agradeço antecipadamente.

  2. XO não tem, já cansei de procurar. Quanto ao Tenmenjan, comprava da Youki, que é à base de soja. Mas preciso ir à Liberdade ver se existem outras marcas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *