Essa é outra receita que pensei já ter postado. Trata-se de um pão doce, recheado com creme. Não muito diferente dos pães que temos no Brasil. É muito comum encontra-los nas lojas de conveniência, supermercados, padarias japonesas. Costumam ser vendidos por unidade.
Depois de algumas modificações em cima da receita de Mellon-pan, cheguei à esta receita:
300 gramas de farinha de trigo
20 gramas de açúcar
2 gramas de sal
5 gramas de fermento biológico seco
3 gramas de melhorador para pães
180 ml de água
30 gramas de manteiga
Cerca de 400 a 500 gramas de creme de baunilha
Usei a máquina de fazer pão. Mas, se não tiver, pode usar uma batedeira com gancho ou as mãos. Misture a água, açúcar e sal. Misture a farinha com o melhorador e o fermento. Adicione a água e sove até ficar lisa, elástica. Adicione a manteiga e amasse mais um pouco. A quantidade de água pode variar. A massa será bem macia, quase pegajosa.
Deixe crescer em local protegido.
Divida a massa em porções. Abra em um disco, recheie com creme já frio e feche bem. Dê o formato oval ao bolinho.Arrume em uma assadeira e deixe crescer.
Pouco antes de levar ao forno, faça cortes nos pães com uma tesoura. Isso é para que o vapor do creme escape e o pão não fique oco. Pincele com gema e asse em forno bem quente, até corar.
Quanto ao creme de baunilha, uso o industrializado. Vários fabricantes produzem esse pó, feito de amido, açúcar, corante e aromatizante. Basta acrescentar leite e cozinhar em uma panela, mexendo sempre. Não é tão bom quanto um creme de pasteleiro ou custard cream. Mas vejo uma grande vantagem: contém menos colesterol. Fora isso, é barato, tem uma textura boa para esse pão e, praticamente, qualquer um pode enconta-lo em lojas de confeitarias, atacadistas e alguns supermercados.
Se preferir usar custard cream, a receita está junto com a de Choux.
PS: A foto não está boa. Este foi o último kurimu-pan que sobrou de domingo e está um tanto quanto triste.
Oi Marisa meu filho adora kurimu-pan,ele gosta aqueles do ampamman,são pequenos e vem tão pouco.Quero fazer esta receita,onde encontro o melhorador p/pães,creio que podemos encontrar nos mercados do japão,nunca usei,não sei para que serve,e a quantidade do fermento,este da receita seria fermento do japão?5 gramas equivale a uma colher de sopa mais ou menos?desculpe com tantas perguntas,
bom quero aproveitar para parabeniza-la pelo site,adorei as receitas principalmente do bolo castera,vou fazer ainda.
[Translate]
No Japão não vi melhorador para massas. No Brasil eu recomendo porque não temos farinha específica para massas e pães, com maior teor de proteína. O melhorador ajuda a formar uma rede de gluten, prendendo o ar da fermentação nele.
薄力粉(hakurikiko) tem algo entre 7 e 8 % de proteína, mais indicada para bolos. 中力粉 (chyurikiko) tem cerca de 9% de proteína, para uso geral e 強力粉 (kyourikiko) tem 12%, que é indicada para pães, udon, etc.
O fermento que uso é o seco, granulado, comum por aí. Talvez você encontre dois tipos de fermento: um mais indicado para pães doces e outro, para pães salgados. Prefira os “self instant”, que não precisam de ser hidratados. É só misturar na farinha.
E, por favor, compre uma balança. Garanto que vai valer o investimento. Paguei algo em torno de 500 ienes pelo meu, tem muitos anos e facilita muito qualquer receita. Eu não confio em medidas-padrão, as colheres e xícaras podem variar de país para país…
[Translate]
Oi Marisa estou aqui para agradecer,obrigada pela todas as dicas e essas receitas deliciosas.
abraços.
[Translate]
De nada, Regina. Indique o blog para os amigos… 😀
[Translate]
muito bom! continue postando essas maravilhas.
[Translate]
quero essas receitas deliciosas, os ingredientes são fácil de encontrar no brasil.
[Translate]
Pingback: Anpan Com Fermento Natural de Koji « Delícia
Pingback: Pão da Semana: Kurimu Pan (Pão com Creme) Revisado « Delícia