Esse pepino amargo e carocento (que minha amiga Luciana Farah chamou de “pepino em braile”) é comum no verão japonês. Apreciadíssimo ao sul do país, em Okinawa, é consumido refogado (com carne de porco, tofu e ovos), chips (cortado em fatias, depois de aberto e retirado as sementes e o miolo branco e frito; alguns salpicam uma mistura de sal e açúcar, outros só usam sal) e até suco (misturado com laranja e maçã).
A primeira vez que comi, assustei-me com o amargor e prometi nunca mais come-lo. Depois de algum tempo, experimentei novamente e ainda achei amargo. Finalmente, um dia, estava com vontade de come-lo…
Dizem que tem propriedades magníficas, como combater o cansaço do verão, reduzir o colesterol e ajudar a emagrecer e diminuir as marcas da celulite. Verdade ou mito, o fato é que o povo de Okinawa consome muito e vive muito bem… Então, porque não consumi-lo?
A minha maneira favorita é com carne de porco em fatias finas, refogada, um pouco de misso no final e pimenta vermelha. E pretendo aproveitar, que está na época!
Pingback: Delícia » Chá de Goya (Nigauri)
Pingback: Delícia » Blog Archive » Goya com Porco
oi ……….
,nao consigo encontrar em portugal lojas que possa fornecer este cha. Queria que vcs me enformassem algumas lojas aqui aonde posso encontrar.
Muito obrigada
atenciosamente Elisangela
[Translate]
Talvez você encontre esse chá em farmácias homeopáticas ou lojas de ervas medicinais, com o nome de “bitter melon tea”, amapalaya ou sob o nome científico: Mormodica charantia.
Se mesmo assim não encontrar, é possível compra-lo através de sites internacionais.
Este, por exemplo, despacha para Portugal,
http://www.evitamins.com/product.asp?pid=6755.
[Translate]
Pingback: Delícia » Blog Archive » Goya com Tofu e Ovos
Pingback: Chips de Jiló | Delícia
Como preparar um Nigauri
[Translate]
Publiquei mais sobre o nigauri aqui:
http://marisaono.com/delicia/?tag=goya
[Translate]