Um prato sem carne, mas satisfatório. Claro, para quem gosta de goya ou nigauri, que é muito amargo (mais amargo que jiló) mas que dizem que faz bem para a saúde. Seria uma versão do Goya Champuru, prato de Okinawa, mas sem carne.
1/2 tofu firme (no caso, usei um feito em casa)
1 goya grande ou 2 pequenos
3 ovos
1 colher de shoyu
Sal, pimenta do reino
Dashi, caldo de frango ou mesmo água
É importante que o tofu seja do tipo firme. Se for do tipo mais macio, não se desespere. Coloque-o em um prato e cubra-o com outro. Deixe por uma hora ou mais, para que ele perca o excesso de água. Corte em pedaços de 2 a 3 cm.
Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira anti-aderente e junte os pedaços de tofu. Eles vão soltar água e, depois de algum tempo, dourar. Vire cada pedaço para que dourem por igual.
Enquanto isso, parta o goya ao meio, tire as sementes com uma colher e raspe a membrana branca do interior. Corte em fatias de 1 cm. Acrescente à frigideira, junto com umas colheres de caldo. Tampe e sacuda de tempos em tempos. Se necessário, acrescente mais caldo para que cozinhem (mas não demais!).
Tempere com shoyu, sal, pimenta do reino. Quebre 3 ovos, misture-os ligeiramente e despeje na frigideira. Mexa, abaixe o fogo e tampe. Não mexa muito, porque os ovos vão coagular e o interessante é ficar bocados maiores de ovos cozidos.
Sirva com arroz.
o que é Goya?
[Translate]
Goya ou nigauri é um parente do pepino. A aparência é de um pepino carocento. Alguns chamam de melão de são caetano. Dentre tantas coisas que já comi na minha vida, é o vegetal mais amargo. Não agrada a todos e, no meu caso, foi um hábito adquirido.
Tem uma foto dele aqui: http://marisaono.com/delicia/?p=202
[Translate]
nossa..isso e’ uma delicia e feito da maneira que esta escrito acima nao fica amargo naum..pelo menos nao acho ou aqui no japao como se come muito goya feito como descrito acima o povo acabou se acostumando a aponto de nao senti-lo tao amargo….hj pro almoco vai ser goya!!!
[Translate]
É, Zaira, agora é época de goya no Japão. Por aqui, ainda vai demorar, costuma aparecer nas feiras no verão.
[Translate]
Marisa.
Fiz a receita e ficou gostoso.
Pela primeira vez consegui fazer sem ser usando aqueles produtos próprios para goya chanpuru.
Obrigado!
[Translate]
Obrigada, Alexandre.
[Translate]
Delicioso!!!
[Translate]
Pingback: Produtos da Época « Delícia
Ola Marisa nao consigo visualizar o Cha de Goya. Clico e sou direcionada para a Receita de Goya com Tofu e ovos. Gostaria que postasse um novo link. Obrigada.
[Translate]
Desculpe-me, mas clica aonde?
O link do chá de goya é este:
http://marisaono.com/delicia/?p=202
Uma dica: existe uma à esquerda. Digite a palavra-chave (por exemplo, goya) e surgirão os post relacionados ao assunto.
[Translate]
Marisa clicava no link do Cha de Goya mas abria a de Tofu e ovos. Agora sim, consegui visualizar. Obrigada.
Ganhei uma muda de goya em dezembro. Plantei e hoje tenho uma mini plantacao.
Ah .. eu gostaria de saber para que serve o cha de Goya.
Muito obrigada.
[Translate]
No Japão havia quem bebesse chá de goya achando que iria emagrecer. O fato é que existe uma substância nele que até teria efeito no controle de peso, mas as pesquisas foram feitas com extrato da planta e não com o chá.
[Translate]